Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mendonça pondera jogar em Angola

07 de Janeiro, 2016

Fidel Mendonça (ao centro) foi o melhor triplista e marcador do Campeonato Africano de Clubes Campeões disputado no pavilhão Multiusos de Luanda

Fotografia: Kindala Manuel

O internacional basquetebolista cabo-verdiano, Fidel Mendonça, distinguido pela FIBA - África como o Melhor Marcador e triplista da 38ª edição do Campeonato de Clubes Campeões Africanos, realizados em Luanda, está no arquipélago com propostas para representar clubes profissionais angolanos.

O basquetebolista revelou à Inforpress (Agência de Informação de Cabo de Verde) ter recebido  proposta formal, que inclui inclusive um “cachet mesmo alto”, mas que de momento está a ponderar a tomada de posição, já que vai ter de associar a sua determinação com questões familiares e de ordem profissional.

Mendonça disse que ainda tem tempo suficiente para resolver “este dilema” e alega que o Campeonato Nacional  tem início marcado para a segunda semana de Janeiro. O prazo limite para a inscrição dos atletas termina no fim do mês.

Três clubes estão na corrida com interesses no base caboverdiano: Petro de Luanda, Libolo e 1º de Agosto. A equipa do eixo -viário é que menos dinheiro  oferece. Acerca de "cachet mesmo alto", o 1º de Agosto aparece na pole - position para fortalecer a posição zero.

A equipa das Forças Armadas foi relegada a "nada" na edição passada do Bic-Basket e há toda a necessidade de voltar a colocar “a máquina campeã” nos carris.

O Recreativo de Libolo é outro clube que pode pagar bem. Os grandes patrocinadores à sua disposição estão em condições de satisfazer a necessidade do jovem atleta do arquipélago.

A este propósito, Fidel Mendonça disse que continua a treinar de forma permanente para manter a forma física e técnica, na eventualidade de "voltar" a Angola para competir como atleta profissional.

Fidel Mendonça conquistou o troféu do Melhor Marcador da 38ª edição do Campeonato de Clubes Campeões Africanos, realizado em Luanda, com 160 pontos, onde foi galardoado como o melhor triplista nesta que foi a primeira aparição de um clube cabo-verdiano na maior montra de basquetebol africano a nível de clubes.

Fidel integrou a equipa ideal do torneio disputado no Pavilhão Multiusos de Luanda, localizado na centralidade do Kilamba, entre os dias 10 a 19 de Dezembro de 2015, constituída por Emanual Quezada, Leonel Paulo (ambos do Petro de Luanda), Carlos Morais (Recreativo de Libolo), Fidel Mendonça (Bairro de Cabo Verde) e Omar Laamini (Far Rabat de Marrocos).