Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Menongue acolhe campeonato

Louren?o Bule | Menongue - 26 de Maio, 2017

.A realização da 26ª edição do campeonato nacional de karaté-dó no Cuando Cubango

Fotografia: Francisco Bernardo | Edições Novembro

A cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, vai acolher pela primeira vez, amanhã, dia 27 de Maio, a edição de um campeonato nacional de artes marciais (Karaté-Dó), do estilo Shotokan em ambos os sexos. A prova terá lugar no pavilhão Gimnodesportivo de Menongue e contará com a participação de 270 atletas seniores, provenientes das 18 províncias do país.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Associação Provincial de Karaté-Dó do Cuando Cubango, Miguel Kanhime Kazavube, disse que estão criadas todas as condições para a realização desta competição, onde cada equipa masculina terá cinco atletas efectivos e dois suplentes ao passo que a formação feminina será composta por três karatecas definitivos e dois substitutos.

Salientou que cada província será representada por duas equipas, sendo uma masculina e outra feminina, que irão competir em katas por equipa e individual e kumite em ambos os sexos por equipa, onde serão apurados os quatro primeiros classificados de cada uma das competições. 

Avançou que as despesas para o alojamento, alimentação e transporte, dos 270 atletas que irão participar na 26ª edição do campeonato nacional de Karaté-Dó, estão acauteladas e serão suportados pela associação da modalidade na região. Fez saber que a província do Cuando Cubango, será representada no referido certame com 14 atletas de ambos os sexos, provenientes das escolas de artes marciais da academia provincial de Karaté-Dó e os Leões de Menongue.

Realçou que no campeonato nacional que a cidade de Menongue vai acolher pela primeira vez, as provas de kumite masculino terão a duração de três minutos sem interrupção e as femininas 120 segundos. “Foram seleccionadas pela Federação Angolana de Karaté-Dó (FAKD), as categorias de peso dos menos 54 quilogramas, -68 kg e mais 68 kg, para a classe feminina, ao passo que para os masculinos foi escolhidas as categorias de peso dos menos 68 quilogramas, - 78 e mais 78 quilos”, disse.

Miguel Kanhime Kazavube lamentou o facto das escolas de formação de artes marciais (Karaté-Dó), não beneficiarem de nenhum apoio de instituições privadas, para que os mesmos possam promover vários campeonatos internos e participarem em alguns noutras províncias.A realização da 26ª edição do campeonato nacional de karaté-dó no Cuando Cubango, veio em tempo oportuno, para despertar-se na classe empresarial o espírito de apoio aos atletas, para que os mesmos possam elevar bem alto o bom nome da região, através das artes marciais.