Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mercedes perde director executivo

12 de Janeiro, 2017

A escuderia Mercedes está em vias de perder um dos seus pesos pesados para a próxima temporada do Mundial de Fórmula 1

Fotografia: AFP

O director executivo da Mercedes, Paddy Lowe, está de saída da equipa, actual tricampeã do Mundial de Construtores da categoria. E o destino do queniano naturalizado britânico parece encaminhado.

De acordo com informações do Motorsport, Lowe já está acertado com a Williams, e deve trabalhar na escuderia britânica em 2017. Contudo, a publicação afirma que o negócio entre Paddy e a equipa ainda não foi finalizado.

A negociação entre Lowe e Williams acontece na mesma altura em que o piloto Valtteri Bottas faz o caminho contrário. O piloto finlandês é o mais cotado para substituir Nico Rosberg na Mercedes, após o alemão se aposentar das pistas como campeão mundial.

Para o lugar do actual director executivo, a escuderia que domina a Fórmula 1 nos últimos anos negoceia com James Allison, ex-Ferrari. O britânico deixou a equipa italiana em Julho de 2016. Ele ocupava o cargo de director técnico em Maranello.

A temporada 2017 da Fórmula 1 começa no dia 26 de Março, com o Grande Prémio da Austrália. Ao longo do ano, serão 20 etapas, com o campeonato a terminar em 26 de Novembro, no GP de Abu Dhabi.

HAKKINEN
O finlandês Mika Hakkinen, bicampeão mundial de Fórmula 1, que já actuou como membro da equipa de Valtteri Bottas, acredita que o seu compatriota tem um futuro de sucesso na categoria.

Com a possibilidade do piloto ocupar a vaga do aposentado Nico Rosberg na Mercedes, Hakkinen admite que vê Bottas a chegar ao topo do mundo.
“Se consegue estar no equipa que está no topo, que luta por vitórias e campeonatos, cabe a você render e conquistar resultados, vitórias e o título.

Claro que Valtteri tem o que precisa para ser campeão, a situação para ele não poderia ser melhor. Quando é pretendido por uma equipa, especialmente uma como a Mercedes, que domina a F1, é uma situação de sonho”, disse à TV finlandesa MTV3.

Apesar de ainda não está confirmado na Mercedes, Bottas é o principal alvo da equipa alemã. Hakkinen, inclusive, exaltou que há conversas entre as duas partes, e que um possível anúncio pode acontecer.

“Claro que há conversas. Não vou mentir dizendo que saberemos algo antes da primeira corrida, mas não há muito tempo antes dos testes de inverno, e acredito que escutaremos notícias bem antes disso”, finalizou.

Na temporada de 2016, Bottas defendeu a Williams, e terminou na oitava posição do Mundial, tendo conquistado 85 pontos. O melhor resultado do finlandês foi o terceiro lugar no Canadá.