Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mestre Adérito Pedro orienta equipa das FAA

Álvaro Alexandre - 10 de Novembro, 2015

Adérito Pedro orienta equipa das FAA

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro foi convidado para orientar tecnicamente a formação das Forças Armadas Angolanas(FAA), no Circuito Espanhol de Xadrez, a decorrer de 27 do mês em curso a 20 de Dezembro próximo, nas cidades de Valência e Barcelona. A contratação do xadrezista nacional mais referenciado a nível internacional foi tornado público ontem, em Luanda, pelo secretário técnico da equipa do Exercito Nacional, Fernando Antunes. O membro da equipa técnica ficou satisfeito com o convénio rubricado com o MI Adérito Pedro, considerado o "kimbanda" do xadrez interno.

" No XIV Gran Torneo Internacional Aficionados "B" S-2000 - Benidorm, a disputar-se no Gran Hotel Bali 2015, de 27 do mês em curso a 8 de Dezembro, na cidade de Valência, pretendemos melhorar o 12º lugar no ano transacto, por Agostinho Diogo. O objectivo é de melhorar cada vez  mais. Contudo o grupo decidiu fazer uma parceria com o MI Adérito Pedro e a sua participação activa na equipa será de montar estratégias para que os jogadores do Exercito Nacional obtenham vitórias e também acumulem pontos satisfatórios, para que possam atingir no final das duas competições o rating de 2105" definiu a meta.

O secretário técnico das FAA disse que "as Forças Armadas Angolanas vão disputar XIV Festival Internacional de Xadrez de Benidorm com sete atletas. Para a prova de Valência vamos alinhar com Mateus Domingos, Agostinho Diogo, Kinavuidi Keto, Aires Kambuandi, Abel Katumua, Francisco Manuel e Aires Kambuane. Em Barcelona, no II Festival Internacional d`Escacs de Sunway Sitges, de 12 de Dezembro á 20 de Dezembro de 2015, o nível competitivo é muito acentuado.

Participarão xadrezistas com Elo que variado de 2800 a 3000 e as nossas possibilidades são extremamente reduzidas. Na referida competição vamos marcar presença com o MI Adérito Pedro e Agostinho Mateus", defendeu opcionalmente.Para além caravana dos militares os xadrezistas nacionais estão apostados em realizar partidas de grande gabarito para melhorar o rating. O mesmo propósito é perseguido por  Jeovani Santos, Carlos Fernandes e Vanderson Dias, todos do Clube Desportivo 1º de Agosto; Candidato a Mestre (CM) João Júlio, Adriano Pacavira, Domingos Paulino e Carlos Jorge, todos da Escola de Xadrez de Viana "João Júlio"; CM Cambando José e José do Rosário, ambos do Polivalente Aldanuel; Mestre Fide Eduardo Pascoal , do Grupo Desportivo da Epal; e João Amaral, do Instituto Superior Técnico de Angola.