Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mestre Oliveira triunfa na Taça 19 de Fevereiro

?lvaro Alexandre - 20 de Fevereiro, 2017

Taça 19 de Fevereiro foi disputada sob o signo do equilíbrio nas instalações da Federação

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Mestre Internacional (MI) Luciano Oliveira, da EPAL, sagrou-se ontem, nas instalações do órgão reitor da modalidade, o grande vencedor da Taça 19 de Fevereiro. O mestre da Empresa de Águas de Luanda foi o maior totalistas torneio, reunindo 7,5 pontos em 9 possíveis. O MI Luciano Oliveira, da EPAL, assegurou ontem, na sala de jogo da FAX, na partida de cartaz da 9ª e última jornada da Taça 19 de Fevereiro, a conquista do troféu, após  consumar o  abate do Mestre Fide, do 1º de Agosto.

Cláudio Félix, do Polivalente Aldanuel, derrubou o Carlos Ngunga, do Núcleo do Prenda; CM João Simões, do 1º de Agosto, venceu Francisco Flora, da Escola de Xadrez de Viana; Sílvio Fernandes, da Selecção Militar, despachou Francisco de Almeida, do Rangel e José do Rosário, do Polivalente Aldanuel, triunfou diante do opositor Bráulio Mendes, atleta individual.

Nos outros jogos, Domingos Fernandes, do Independente do Golfe, perdeu na quadra de jogos diante de Jeovani Santos, do 1º de Agosto; Amaro Lutuima, da Macovi do Golfe, perdeu com o CM Tito Agostinho, do 1º de Agosto; e André Pompílio, atleta individual, sofreu derrota diante de Miguel Cristóvão, do Núcleo do Rangel. 

Os 10 melhores classificados da Taça 19 de Fevereiro foram os seguintes: Mestre Internacional (MI) Luciano Oliveira, da EPAL, com 7,5 pontos; Cláudio Félix, do Polivalente Aldanuel, com 7 pontos; Jeovani Santos, do 1º de Agosto, 7 pontos; Candidato a Mestre (CM) Tito Agostinho, do 1º de Agosto, com 6 pontos; e Miguel Cristóvão, do Núcleo do Rangel, com 6 pontos.

Os lugares imediatos foram ocupados pelo CM João Simões, do 1º Agosto, com 6 pontos, Carlos Ngunga, do Núcleo do Prenda, com 5,5; MF Eduardo Pascoal, do 1ºde Agosto, com 5,5 pontos; Francisco Flora, da Escola de Xadrez de Viana, com 5 pontos; e Domingos Fernandes, do Independente do Golfe, com 5 pontos.

As duas xadrezistas femininas que disputaram o torneio ficaram  na 25ª e 26ª posição, as C M Delfina João, do Progresso Sambizanga, com 3 pontos, e CM Fátima Reis, da EPAL, com 2,5 pontos, respectivamente.

TERCEIRA EDIÇÃO
Sérgio Miguel fica  com Taça Enana

A III edição da Taça Enana foi conquistada pelo Candidato a Mestre (CM) Sérgio Miguel, do Progresso Sambizanga, com 3,5 pontos. Com os mesmos pontos ficou na segunda posição o Mestre Internacional (MI) Erickson Soares, do Progresso Sambizanga. Na terceira posição ficou o Edivaldo Gama, do Progresso Sambizanga, com 3 pontos, em quarto o MF Catarino Domingos, da EPAL, com 2,5 pontos, em quinto o MF Domingos Paulino, da Escola de Xadrez de Viana, com 1,5 ponto, e CM João Simões, do 1º de Agosto, com 1 ponto.

Na quinta e última ronda da prova, o Candidato a Mestre (CM) João Simões, do 1º de Agosto, sofreu derrota diante de Edivaldo Gama, do Progresso Sambizanga; MF Domingos Paulino, da Escola de Xadrez de Viana, empatou com Catarino Domingos, da EPAL; e o mesmo resultado foi também registado no confronto entre o Candidato a Mestre (CM) Sérgio Miguel e Mestre Internacional (MI) Erickson Soares, ambos do Progresso Sambizanga.

Em feminino, as peças negras facturam na quinta e última jornada da Taça Enana.  Valquíria Rocha, do 1º de Agosto, perdeu por falta de comparência diante de Luzia Guimarães, da Macovi Sport Clube; Irineia Gabriel, do 1º de Agosto, não conseguiu evitar a derrota diante da MI Maria Domingos, do Progresso Sambizanga; e CM Fátima Reis, da EPAL, foi superada no tabuleiro pela MI Esperança Caxita, do progresso Sambizanga.

A MI Esperança Caxita, do Progresso Sambizanga, ficou na primeira posição com 4 pontos. Do segundo ao sexto, os lugares ficaram assim distribuídos: MI Maria Domingos, do Progresso Sambizanga, com 4 pontos; Irineia Gabriel, do 1º de Agosto, com 3 pontos; Valquíria Rocha, do 1º de Agosto, com 2 pontos; Luzia Guimarães, da Macovi Sport Clube, com 1,5 ponto; e CM Fátima Reis, da EPAL, com 0,5 ponto.
ÁA