Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mestres ajustam as contas

Álvaro Alexandre - 01 de Junho, 2016

Mestres Internacionais acertam as contas para definir o assalto à liderança

Fotografia: M.Machangongo

Com olhar no peão do Rei ou no Cavalo da Dama, o Mestre Internacional (MI) David Silva procura hoje, a partir das 8h00, na sede da Federação Angolana de Xadrez, a defesa certa para evitar o ataque demolidor do MI Adérito Pedro, na partida da terceira jornada da segunda volta do Match, que define o campeão nacional individual absoluto de 2016.

Galvanizado com a vitória sobre o MI Erikson Soares, o MI David Silva  mantem o espírito "sambila" diante do líder da competição, MI Adérito Pedro."Ressuscitado" dos desaires, o atleta do Progresso do Sambizanga deseja aplicar a primeira derrota ao atleta do 1º de Agosto. Para o efeito, reconhece as dificuldades a enfrentar na principal partida da jornada e promete explorar as fraquezas do "militar". Na primeira volta, MI David Silva perdeu com facilidade ante o poderio "bélico" do MI Adérito Pedro.

Noutra partida do dia, no tabuleiro 2, o Mestre Fide (MF) Cristiano Aguiar, do Progresso do Sambizanga, expele toda a força e conhecimento para lograr o primeiro triunfo nessa fase da competição. A fúria acumulada do último classificado vai ser despejada ao Candidato a Mestre (CM) João Simões, da Epal.Por força de calendário, descansa o MI Erikson Soares, do Progresso do Sambizanga.

Ontem, para a primeira e segunda jornadas do Match, as surpresas marcaram o dia. Na primeira ronda, MF Cristiano Aguiar não teve cabeça para analisar as armadilhas do MI Adérito Pedro. De peças negras, o jovem do Progresso do Sambizanda baqueou com facilidade.Noutra partida, MI Erikson Soares e CM João Simões acordaram no empate, face à intransigência de cederem espaços ao adversário. Descansou o MI David Silva.

Na segunda ronda do dia,  o "rei" de empates, o CM João Simões, complicou o percurso do MI Adérito Pedro. Noutra partida, a surpresa do dia fez morada. MI David Silva obteve a primeira vitória nessa fase da competição e a desgraça caiu sobre o "chefe de equipa", MI Erikson Soares. Descansou MF Cristiano Aguiar.À entrada da terceira jornada, o MI Adérito Pedro lidera o Match com 1,5 pontos, seguido por MI David Silva (1), CM João Simões (1), MI Erikson Soares (0,5) e MF Cristiano Aguiar (0).

QUARTA JORNADA
Após a disputa da terceira jornada, o comité organizador estipulou duas horas de repouso para os atletas carregarem as energias. Findo o prazo, o MI David Silva disputa o ponto no tabuleiro 2 com MF Cristiano Aguiar e o MI Erikson Soares defronta o temível MI Adérito Pedro, no tabuleiro 1. Por inerência de calendário, descansa o CM João Simões.