Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

MI Adérito pronto para GM

Álvaro Alexandre, Em Barcelona - 12 de Dezembro, 2015

Mestre Internacional angolano Adérito Pedro (à direita) promete ser "pedra no sapato" dos Grandes Mestres no torneio espanhol

Fotografia: José Soares

Em resgate da liderança do rating nacional, o Mestre Internacional angolano Adérito Pedro começa a traçar hoje, às 19h00, na sala de jogos do Hotel Sunway Playa &Spa, em Sitges, Barcelona, o trilho do sucesso na II edição do International Chess Festival de Sunway Sitges. O símbolo da Nação angolana está desinibido para enfrentar os Grandes Mestres de gabarito internacional.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o MI Adérito Pedro garantiu obter "resultados excelentes" na competição espanhola, em função da desolação que carrega na alma. A perda da liderança do rating nacional aumentou a responsabilidade de enfrentar o torneio espanhol.

"Carrego a mágoa por deixar de ser o melhor atleta do rating nacional. Fui superado pelo Mestre Fide Catarino Domingos, do Grupo Desportivo da EPAL. Estou ciente de que não devo chorar pelo leite derramado, mas nesse momento a minha atenção está centralizada no II Internacional Chess Festival de Sunway Sitges”,  definiu.

O atleta emblemático do 1º de Agosto prometeu fazer "boa campanha" em Espanha para recuperar a posição de líder. Para efeito, vai tentar obter o maior número de pontos que passa pela conquista de vitórias diante dos Grandes Mestres. A tarefa aparenta ser difícil, mas não é impossível.

"Tudo farei para conseguir o objectivo. Estou sensibilizado que a missão não vai ser fácil. É um torneio muito respeitado na Europa, a organização colocou prémios aliciantes e os jogadores da primeira linha mundial estão presentes. Logo, as possibilidades são diminutas. Contudo, o forte nisto tudo é que vou lutar com toda a garra para fazer história", prometeu.

Uma história que já teve início com a participação no torneio realizado na região de Benidorm, na cidade espanhola de Valência. No evento, o MI Adérito Pedro teve o papel de treinador da Selecção Militar de Angola.

"Enquanto fazia o acompanhamento técnico da Selecção Militar, consegui conciliar dois objectivos. O primeiro foi adoptar ao grupo o espírito de combate agressivo e dentro das exigências emanadas superiormente, cumpriu-se. Em segundo lugar, tratei de fortalecer-me. Procurei  estudar as estratégias que, possivelmente, vou aplicar no torneio de Sitges, em Barcelona”, explicou.

Angola vai estar presente em duas frentes da II edição do Festival Internacional de Xadrez de Sunway Sitges. No torneio A vão participar o MI Adérito Pedro, Jeovani Santos e Carlos Fernandes (todos do 1º de Agosto); Candidato a Mestre João Júlio, Domingos Paulino e Adriano Pacavira (todos da Escola de Xadrez de Viana) e Agostinho Diogo (Selecção Militar de Angola).No escalão B vão participar Domingos Mateus (Selecção Militar de Angola), João Amaral (Instituto Superior Técnico de Angola) e Carlos Jorge (Escola de Xadrez de Viana).

A organização do torneio convidou 50 xadrezistas enquadrados entre a segunda linha e a décima do rating mundial.

 Os cincos cabeças de séries do II International Chess Festival de Sunway Sitges são os Grandes Mestres Vladimir Baklan (Ucránia), Evneny Romano (Rússia), Fernando Peralta (Argentina), Sebastien Maze (França) e Ildar Ibragimov (Estado Unidos da América).