Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

MI caxita conquista quinta vitória

Álvaro Alexandre - 30 de Setembro, 2014

MI Esperança Caxita precisa de uma vitória hoje para fechar em grande estilo o campeonato do mundo da juventude

Fotografia: Domingos Cadência

A Mestre Internacional (MI) Esperança Caxita da Selecção Nacional de sub-16 conquistou ontem, no Centro de Convenções  Internacional do  Kwazulu Natal, na cidade sul-africana de Durban, a quinta vitória no Campeonato Mundial da Juventude, na partida da décima jornada. A campeã africana ascendeu a 36ª posição após vitória sobre a Candidata a Mestre (CM) Khalil Bashaer, dos Emiratos Árabes Unidos. À entrada da jornada ocupava 45ª posição.

A jogar com as  peças brancas, a MI Esperança Caxita expeliu no tabuleiro toda a “ciência” e ofuscou a adversária. Com um ataque forte desde a abertura, Khalil Bashaer tentou todos os métodos para inverter o rumo de jogo arquitectado pela angolana. A solidez do ataque era elevada e não permitia violações. No 23º movimento, a vitória foi consolidada. Perante a iminente derrota, Khalil Bashaer apenas cumpriu o tempo até deixar cair o Rei.Noutras partidas, Veronika Gazikova (Eslováquia) empatou com a MF Laura Unuk (Eslovénia),  MF Stavroula Tsolakidou (Grécia) derrotou a MF Bakhora Abdusattorova (Uzbequistão), Irina Drogovoz (Rússia) perdeu com a MF Dorsa Derakhshani (Irão) e MF Cecile Haussernot (França) perdeu com a MF Gajendra Monnisha (Índia).

ENCERRAMENTO
O festival mundial da juventude de xadrez encerra hoje, às dez horas, no Centro de Convenções  Internacional do Kwazulu Natal, com a disputa da XI jornada. A MI Esperança Caxita fecha o compromisso com Dilyara Albekova, do Cazaquistão.Noutras partidas, a MF Stavroula Tsolakidou (Grécia) joga com a MF Veronika Gazikova (Eslováquia), MF Laura Unuk (Eslovénia) defronta a MF Dorsa Derakhshani (Irão), MF Maria Bluhm (Alemanha) joga com MF M. Mahalakshmi (Índia), MF Gajendra Monnisha (Índia) enfrenta a Siranush Ghukasyan (Arménia) e Maria Drogovoz (Rússia) mede forças com a CM Alyyna Egorova (Rússia).Na classificação geral, a dupla constituída pela MF Laura Unuk (Eslovénia) e MF Stavroula Tsolakidou (Grécia) ocupam a liderança com oito pontos cada uma. Nas posições imediatas estão a MF Veronika Gazikova (Eslováquia) e MF Dorsa Derakhshani (Irão) com 7,5 pontos cada uma.

SUB-18
Maria Domingos
empata com Areta


A  xadrezista angolana Maria Domingos da selecção de sub-18 empatou ontem com Areta Jaskunaite, representante da Lituânia, em partida da décima jornada do campeonato do mundo da Juventude, que decorre no Centro de Convenções Internacional do Kwazulu Natal, na cidade sul-africana de Durban. Com a vitória, a CM Maria Domingos ocupa agora a 49ª posição. Hoje, na jornada de encerramento, a CM Maria Domingos defronta a australiana Clarise Koh. Uma vitória pode elevar a representante no grupo das 30 melhores da competição mundial.

Na tabela de classificação, a Grande Mestre Dinara Saduakassova do Cazaquistão lidera com nove pontos. A jogadora asiática está com 90 por cento de eficiência e conquista o título de campeã mundial de forma antecipada.As jogadoras mais próximas da líder estão a 1,5 pontos de diferença à entrada da última jornada do campeonato do mundo. A MI Filiz Osmanodja (Alemanha), MF Polina Rodionova (Rússia) e Dharia Parnali (Índia) ocupam os lugares subsequentes da tabela de classificação com 7,5 pontos. Hoje, as atenções estão viradas para a vice-liderança do mundial.

SUB-12
Luzia Pires e Nina
repartem o ponto


A representante angolana Luzia Pires empatou ontem com a sul-africana Nina Marais, em partida da décima jornada do campeonato do mundo da Juventude que decorre na cidade de Durban, África do Sul. Agora, a adolescente angolana soma ... pontos.Para encerrar a competição mundial, Luzia Pires joga hoje, às 10h00, com a sul-africana Dayaan Parthiephal.Na classificação geral, MF Jennifer Yu, dos Estados Unidos da América, lidera isolada a competição com nove pontos. A norte-americana está com 90 por cento de eficiência e alcança o título de campeã mundial de forma antecipada.A MF búlgara Gabriela Antova e a MF chinesa Yunshan Li estão a 1,5 pontos da virtual campeã. Qualquer vitória não afecta o título de Jennifer Yu.Gabriela Antova e Yunshan Li têm 7,5 pontos cada uma.