Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

MI Caxita defronta Suchomelova

Álvaro Alexandre - 28 de Setembro, 2014

Mestre Internacional angolana pode somar hoje mais uma vitória em partida do mundial de sub-16 que decorre no Centro Internacional de Convenções do KwaZulu Natal

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Mestre Internacional (MI) Esperança Caxita, da Selecção Nacional de Sub-16, joga hoje com Simona Suchomelova, da República Checa, em partida da IX jornada do Campeonato Mundial da Juventude, que decorre no Centro Internacional de Convenções do KwaZulu Natal na cidade de Durban, África do Sul. A partida promete grandes emoções. As duas atletas partilham quatro pontos na tabela de classificação.

Noutros tabuleiros, a Mestre Fide (MF) Laura Unuk (Eslovénia) cruza com MF Cecile Haussernot (França), MF Dorsa Derakhshani (Irão) joga com a MF Stavroula Tsolakidou (Grécia) e M. Mahalakshmi (Índia) enfrenta a MF Veronika Gazikova (Eslováquia).

Ontem, para a oitava jornada, a MI Esperança Caxita empatou com a representante da Polónia, Aleksandra Dadello. Para a mesma jornada, o empate também se verificou nos três primeiros tabuleiros. A MF Stavroula Tsolakidou (Grécia) dividiu o ponto com MF Laura Unuk (Eslovénia) e  Irina Drogovoz (Rússia) repartiu o ponto com a MF M. Mahalakshmi (Índia) e MF Cecile Haussernot (França) obteve vitória diante da MF Sonja Maria Bluhm (Alemanha).

A Mestre Internacional Esperança Caxita mantém-se na 41ª posição com quatro pontos. A MF Cecile Haussernot (França), MF Laura Unuk (Eslovénia) e MF Stavroula Tsolakidou (Grécia) partilham a liderança com 6,5 pontos.

SUB-12
Luzia Pires (Angola) venceu Amirtai Almarua (Cazaquistão) em partida pontuável para a oitava jornada do Campeonato Mundial da Juventude. Com a vitória, a angolana ocupa a 33ª posição da classificação com quatro pontos em oito jornadas.

A liderança mantém-se na posse da MF Jennifer Yu, dos Estados Unidos da América, com sete pontos. Olga Badelka (Bielorrússia) e a MF Yunshan Li (China) ocupam o segundo e o terceiro lugares com 6,5 pontos.

A Candidata a Mestre (CM) Maria Domingos (Angola) perdeu ontem diante de Edit Machlik (Noruega) em partida da oitava ronda do Campeonato Mundial da Juventude. Com a derrota, a angolana ocupa a 39ª posição com 3,5 pontos.

Na classificação geral, a Grande Mestre Dinara Saduakassova, do Cazaquistão, lidera a competição mundial com 7,5 pontos.  Em segundo lugar está a Mestre Internacional Filiz Osmanodja (Alemanha) com 6,5 pontos, seguida da MF Polina Rodionova (Rússia) na terceira posição com pontos iguais. Hoje, para a nona jornada, a Candidata a Mestre  Maria Domingos enfrenta T. Kumari, representante do Sri Lanka.