Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

MI David Silva prestigia Taça Cabeto

Álvaro Alexandre - 26 de Fevereiro, 2016

O Mestre Internacional David Silva, do Progresso Sambizanga, é o principal rosto da delegação de Luanda

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Comité Organizador da Taça Grupo Cabeto de 2016 convidou os xadrezistas de Luanda a disputar a competição que vai decorrer de 17 a 20 de Março, no Hotel Mar Sol do Sumbe. O Mestre Internacional David Silva, do Progresso Sambizanga, é o principal rosto da delegação da capital do país.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Associação Provincial de Xadrez de Cuanza Sul, Abílio Ribeiro, assegurou que o convite tem como a finalidade o reforço da cooperação bilateral com a Associação de Luanda que congrega atletas de maior prestígio.

"Os nossos objectivos estão bem definidos: pretendemos ter maior abrangência na província e, queremos, de momento, que se fale apenas de xadrez no Sumbe", disse.

Para além da presença do bicampeão africano de juniores, a organização da Taça Grupo Cabeto convidou também o Mestre Fide Cristiano Aguiar, da equipa Progresso Sambizanga, e dois Candidatos a Mestres, mormente, Cambando José, atleta individual, e Júlio João, atleta da Escola de Viana.

Para dar credibilidade à Taça Grupo Cabeto, a prova vai ser ajuizada pelo árbitro Fide Francisco Andrade, um dos mais cotados da arbitragem angolana e com larga experiência no acompanhamento da mesma competição. O torneio vai ser disputado em quatro dias e compreende sete jornadas. Cada jogador vai ter direito a 90 minutos e mais 30 segundos por cada lance que for executado.

A província de Luanda vai fazer-se representar também por Domingos Paulino, do Núcleo de Viana, e Amaral João, do 1º de Agosto.

Abílio Anapaz, atleta do Nacional de Benguela, vai representar a província das acácias rubras.

Os anfitriões marcam presença com os jogadores Armando Angélico, Gabriel Sapalo, Justino Kirto e Edilson Camilo (todos do Núcleo da Ende do Cuanza Sul), António Silva (Grupo Cabeto), Teófilo Camilo e Domingos Artur (ambos do Sporting do Sumbe), Pedro Abrantes (Núcleo da Parada) e João Portugal (Escola de Professores).