Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

MI David Silva vence Sábado Xadrezista

Álvaro Alexandre - 01 de Junho, 2015

David Silva, do Progresso do Sambizanga, arrebatou o troféu do Sábado Xadrezista

Fotografia: Jornal de Desportos

O Mestre internacional (MI) David Silva, do Progresso do Sambizanga, arrebatou no último sábado o troféu do Sábado Xadrezista, que fez disputar a quinta edição na sala de jogos da Escola Macovi Sport Club.Organizado por um grupo de atletas entusiastas e inconformados com ausência de provas de gabarito no país, o torneio contou com as presenças das  melhores atletas do país.

A jogar de peças negras, o MI David Silva travou as investidas do ataque minutos depois do arranque da partida. A destreza na leitura correcta dos lances levou-o a complicar na recta final o Candidato a Mestre (CM) João Júlio, mentor da Escola de Xadrez de Viana. Sem solução, a Rainha caiu desgraçada no tabuleiro.

O dia estava reservado a peças negras. José do Rosário (Polivalente Aldanuel) perdeu diante de Baltazar (Polivalente Aldanuel), Mestre Fide (MF) Eduardo Pascoal (EPAL) perdeu diante do CM Cambando José (Polivalente Aldanuel), Eliseu Tavares (Polivalente Aldanuel) perdeu diante de Edivaldo Gama (1º de Agosto) e Demilson Santos (Macovi) perdeu diante de Paulo Matoso (Escola de Xadrez de Viana João Júlio).

Carlos Fernandes (1º de Agosto) perdeu diante da MI Esperança Caxita (Macovi), Reginaldo Pombal (Macovi) perdeu diante de Tobias Nandjungo (Núcleo do Rangel), Délcio Gaspar (Macovi) perdeu diante de Lutuima Dialupuna (Macovi) e Joana Constantino (Macovi) entregou a vitória a Yuri Gomes (Escola de Xadrez Avó São).

Noutras Partidas, de peças brancas, Aricleno Filipe (Macovi) venceu Mauro Miala (Escola de Xadrez de Viana João Júlio) e a MI Maria Domingos (Macovi) derrotou Delfina João (Macovi).

Na classificação final, MI David Silva ficou em primeiro com 8,5 pontos, seguido por Celso Baltazar (8), CM Cambando José (6), Edivaldo Gama (6), CM João Júlio (5), MF Eduardo Pascoal (5), Tobias Nandjungo (5), Eliseu Tavares (5), José do Rosário (5) e MI Esperança Caxita (5).

A primeira edição foi realizada no dia 4 de Abril, na sede da Escola de Xadrez de Viana e foi vencida pelo CM João Simões (EPAL). Edivaldo Gama (1º de Agosto) venceu a segunda edição disputada na Escola Macovi, MI David Silva (Progresso do Sambizanga) venceu a terceira edição jogada na Vila Alice e Adriano Pacavira (Escola de Xadrez de Viana João Júlio) conquistou a quarta edição organizado no Zango.