Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

MI Erikson soma ponto

24 de Julho, 2014

Os dois atletas podem somar três pontos na liderança e aguardarem os resultados dos dois últimos jogos com MI Erikson Soares.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Finalmente, o Mestre Internacional (MI), Erikson Soares, conquistou ontem, na sala de jogos da Federação Angolana de Xadrez (FAX), o primeiro ponto no “Match de desempate” que visa encontrar o vencedor do Campeonato Nacional Individual Absoluto de 2014. Após três derrotas, Erikson Soares foi superior no jogo da sexta jornada da finalíssima contra o Mestre Fide (MF) Catarino Domingos.

A vitória dá um ligeiro conforto ao MI Erikson Soares, que ainda pode sonhar com o segundo lugar. Os dois jogos restantes com Candidato a Mestre (CM) João Simões e MF Catarino Domingos podem proporcionar a MI Erikson Soares, mais dois pontos, soma no total três, desde que MF Catarino Domingos não vença a partida diante do CM João Simões, que lidera a competição com três pontos.

A derrota de MF Catarino Domingos aliviou a pressão do CM João Simões, na liderança da prova. Basta uma vitória sobre o segundo classificado, na partida de hoje, a partir das 17h00, na sede da FAX, para assumir o título. O MI Erikson Soares não tem hipóteses de chegar ao título. Uma vitória do MF Catarino Domingos ofusca a pretensão do CM João Simões comemorar antecipadamente o título.

Os dois atletas podem somar três pontos na liderança e aguardarem os resultados dos dois últimos jogos com MI Erikson Soares. O coeficiente de desempate pode ser accionado no final da competição, à semelhança do que aconteceu com os três atletas na fase regular em que terminaram com 6,5 pontos.  
ÁLVARO ALEXANDRE