Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

MI Esperança empata com checa

Álvaro Alexandre - 29 de Setembro, 2014

Mestre Internacional angolana (à esquerda) enfrenta dificuldades para vencer as atletas dos principais bastiões do xadrez mundial

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Mestre Internacional (MI) Esperança Caxita, da Selecção Nacional de Sub-16, empatou ontem, no Centro de Convenções Internacional do KwaZulu Natal, na cidade de Durban, na África do Sul, com a xadrezista Simona    Suchomelova, da   República Checa. A partilha do ponto aconteceu no confronto da nona jornada do Campeonato Mundo da Juventude.

Confortadas com o resultado da ronda anterior, as duas xadrezistas decidiram não arriscar o ataque. A divisão do ponto prejudica a jogadora angolana. Caxita baixou quatro degraus na tabela de classificação. Agora ocupa a 45ª posição com 4,5 pontos. Noutras partidas, a MF Laura Unuk (Eslovénia) derrotou FM Cecile Haussernot (França), MF Dorsa Derakhshani (Irão) empatou com a MF Stavroula Tsolakidou (Grécia), MF M. Mahalakshmi (Índia) perdeu diante da MF Veronika Gazikova (Eslováquia).

Para a décima jornada, a MI angolana Esperança Caxita joga hoje no tabuleiro 23 com a Candidata a Mestre (CM) Khalil Bashaer, dos Emirados Árabes Unidos. A responsabilidade é acrescida para a atleta angolana. Uma vitoria permite-lhe cavalgar para outros lugares de cima. A MF Veronika Gazikova (Eslováquia) joga com a MF Laura Unuk (Eslovénia), MF Stavroula Tsolakidou (Grécia) defronta MF Bakhora Abdusattorova (Uzbequistão) e Irina Drogovoz (Rússia) enfrenta MF Dorsa Derakhshani (Irão).

Na classificação geral, a MF Laura Unuk, da Eslovénia, ocupa a primeira posição com 7,5 pontos. Nos lugares imediatos estão a MF Veronika Gazikova (Eslovénia) e MF Stavroula Tsolakidou (Grécia), ambas com sete pontos cada uma.

SUB-12
 Luzia Pires, da Selecção Nacional de Sub-12, perdeu ontem diante da checa Julie Vilimona, em partida da nona jornada do campeonato do mundo da Juventude, que decorre em Durban. Com a derrota, a angolana concentra-se hoje para a partida da décima jornada com a sul-africana Nina Marais, às 10h00, no Centro de Convenções Internacional de KwaZulu Natal.
Na classificação geral, MF Jennifer Yu (Estados Unidos da América) lidera com oito pontos, seguida da compatriota MF Akshita Gorti, com sete pontos.

SUB-18
A Candidata a Mestre (CM) Maria Domingos perdeu ontem diante de T. Kumari, do Irão, em partida da nona jornada do Campeonato do Mundo da Juventude, que se disputa em Durban. Com a derrota, Maria Domingos ocupa a 46ª posição com 3,5 pontos. Hoje, para a décima jornada, a CM Maria Domingos defronta Areta Jaskunaite, da Lituânia. Na classificação geral, a Grande Mestre (GM) Dinara Saduakassova (Cazaquistão) comanda a competição mundial com 8,5 pontos. A MI Filiz Osmanodja, da Alemanha, ocupa o segundo posto com 7,5 pontos.