Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Michael Phelps falha qualificação no campeonato dos Estados Unidos

08 de Agosto, 2014

Phelps detém o recorde absoluto de medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos e há dois anos estava fora das piscinas após anunciar o seu abandono

Fotografia: Reuters

O nadador  Michael Phelps falhou ontem a tentativa de se qualificar para a primeira grande competição internacional desde os Jogos Olímpicos Londres2012, na prova dos 100 metros livres dos campeonatos dos Estados Unidos.

Phelps terminou no sétimo lugar, com o tempo de 49,17 segundos, longe do vencedor, Nathan Adrian, que nadou a distância em 48,31 e se apurou para os campeonatos Pan-Pacífico, em conjunto com Ryan Lochte (segundo classificado)), Jimmy Feigen (terceiro) e Conor Dwyer (quarto).

O nadador, que detém o recorde absoluto de medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, com um total de 22, entre as quais 18 de ouro, pôs fim em Abril a um período de quase dois anos de inactividade.

NATAÇÃO
ADAPTADA

David Grachat, que na véspera conquistara uma medalha de bronze, despediu-se hoje com mais um sexto lugar dos Europeus de natação adaptada, que estão a decorrer em Eindhoven, Holanda. O nadador foi sexto na final de 100 metros (escalão S9), com o tempo  de 58,53 segundos. Nas séries, o atleta do Gesloures fora terceiro, com 58,69.

Grachat conquistou na terça-feira a medalha de bronze nos 400 metros livres, também S9, com 4.26,61 minutos, atrás de Federico Morlacchi e de Kristijan Vincetic. Na segunda-feira participara na sua primeira final da competição, os 50 metros, que também concluiu no sexto lugar.

Também hoje, Pedro Carreira foi o oitavo da final de 100 metros mariposa (S8), com 1.12,95. Nas séries, fez a mesma classificação, com 1.13,26, enquanto que Ruben Linhares foi nono, com 1.22,21.

No quadro de medalhas da competição, Portugal segue no grupo dos 25, os que conquistaram uma medalha de bronze. A lista é encabeçada pela Ucrânia (43 medalhas), Rússia (38) e Grã-Bretanha (28).