Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Miguel destrona Adrito Pedro

lvaro Alexandre - 17 de Junho, 2018

Xadrezista do Progresso do Sambizanga surpreendeu o papo dos ttulos

Fotografia: Edies Novembro

O candidato a Mestre Sérgio Miguel, do Progresso Sambizanga, destronou do título nacional absoluto o Mestre Internacional, Adérito Pedro, do 1º de Agosto, e conquistou ontem, pela primeira vez, o troféu \"Nacional\", prova que decorreu na província do Huambo.
Depois de dois anos consecutivos de reinado, assumindo o trono de campeão nacional, o Mestre Internacional, Adérito Pedro, do 1º de Agosto, \"tombou\" na batalha travada no Huambo. O respeitado xadrezista não teve capacidade para superar a estratégia montada pelo Candidato a Mestre Sérgio Miguel, do Progresso Sambizanga.
O baixo desempenho do xadrezista do Rio Seco no nacional custou-lhe o título, baixando para a sétima posição da tabela classificativa,  com 5,5 pontos. O CM Sérgio Miguel encerrou a competição com vitória. Mesmo com o título consumado, fez questão de bater o MF Manuel Alberto. A partida foi pontuável para a 9ª jornada do Nacional Individual Absoluto, que foi disputado de 9 a 16 do corrente mês, no Hotel Konjeve, na província do Huambo. O Jeovani Santos  também triunfou diante de Josemar Cabingano.
O Armando Angélico perdeu com o CM João Simões, Gabriel Sapalo  sofreu derrota com o MI Adérito Pedro, João Mário foi abatido pelo MI Erikson Soares , MF Eduardo Pascoal foi aniquilado pelo adversário Agostinho Diogo e Apolinário António foi derrubado pelo atleta Jesus Pimentel.
O MI Luciano Oliveira empatou com o MI David Silva, MF Ediberto Domingos repartiu o ponto com o Cláudio Félix, MI Catarino Domingos dividiu o ponto com o Carlos Fernandes
Após a conclusão das 9 rondas do Nacional Individual Absoluto a classificação final foi a seguinte: CM Sérgio Miguel (7,5), MI Luciano Oliveira (6,5), CM João Simões (6,5),  MF Manuel Alberto (6), MI Erikson Soares (6), MI David Silva (6), MI Adérito Pedro (5,5), Agostinho Diogo (5,5), Jeovani Santos  (5,5) e Cláudio Félix (5,5).

EDNÁSIA É CAMPEÃ

A Mestre Fide Ednásia Júnior, Macovi Sport Clube, sagrou-se campeã nacional. A macovista ficou com o troféu de primeiro classificado, ao totalizar 8 pontos , os mesmos que a Mestre Internacional Esperança Caxita, do Progresso Sambizanga, que ficou na segunda posição.
Na nona e última o nacional, a MF Ednásia Júnior bateu a Valquíria Rocha, MI Esperança Caxita \"abateu\" a Sandira Justino, Irineia Gabriel bateu a Olga da Costa, Analtina Oliveira venceu a Djamila João e Ana dos Santos despachou a Janeta Domingos.
 A CM Delfina João perdeu com a MF Luzia Pires, Joana Constantino foi surpreendida pela xadrezista Alexandra Domingos Alexandra e a Telma Fernando empatou diante da Ângela Domingos.
Com a conclusão do Nacional Feminino a classificação ficou assim ordenada: MF Ednásia Júnior (8), MI Esperança Caxita (8), MF Luzia Pires (7,5), Irineia Gabriel     (6), Alexandra Domingos (5), Sandira   Justino (4,5), Joana Constantino (4), CM Delfina João (4), Olga da Costa (4) e Valquíria Rocha (4).