Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Militares aspiram a ciclo vitorioso

19 de Julho, 2014

1º de Agosto ganhou o Petro de Luanda na última quarta-feira em partida realizada no campo do Catetão

Fotografia: Nuno Flash

A equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto quer manter o ciclo de vitórias no Campeonato Provincial de andebol de Luanda após vitória na quarta-feira, no Catetão sobre  o Petro de Luanda por 24-15, em partida a contar para a segunda volta.

A prova  prossegue na próxima semana com a disputa das meias-finais. O 1º de Agosto  detém o título provincial e pretende voltar a apresentar-se em grande plano quando defrontar a equipa do Progresso  Sambizanga.

No jogo da última quarta-feira no Catetão, as militares venciam ao intervalo por 11-10, num jogo onde as comandadas do técnico Victor Tchicolaev lideraram sempre a marcha do marcador.

Foi a primeira vitória das senhoras do RI-20 sobre as suas rivais nesta época e por números expressivos.

As duas equipas apresentaram-se muito próximo da sua máxima força com o 1º de Agosto a incluir já a pivot Albertina Kassoma, recém-chegada do Campeonato do Mundo de juniores, que decorreu na Sérvia, a ponta direita Juliana Machado que joga em Espanha e as recuperadas Nair Almeida e Elzira Tavares.

O técnico Victor Tchicolaev utilizou na primeira parte um sete inicial com maior porte físico, onde Elzira Barros, Nair Almeida e Lourdes Monteiro ocuparam a primeira linha. Na etapa complementar, o trio de meia-distância foi composto por Rossana Quitongo, Isabel Guialo e Wuta Dombaxi.
  As apostas deram pleno resultado perante um Petro de Luanda que não teve opções no banco para equilibrar a partida.

Luísa Kiala, Natália Bernardo e Maria Pedro foram as mais inconformadas no conjunto tricolor, onde Isabel Fernandes “Belezura” e a camaronesa Vanessa Pasma não estiveram ao nível do desafio. A lesão de Azenaide Carlos, aos 14 minutos da segunda metade, agudizou a crise na equipa petrolífera, que, até ao final não conseguiu equilibrar o jogo, marcou  apenas cinco golos na segunda parte. Nos jogos que  disputam na próxima semana, o Petro de Luanda joga diante do ASA para a outra meia-final.