Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ministra refora poltica da juventude

Joo Francisco - 31 de Janeiro, 2019

A cerimnia de abertura do evento decorreu na sala de Senado da Assembleia da Repblica de Portugal.

Fotografia: Vigas da Purificao| Edies Novembro

Com vista a reforçar o potencial transversal das políticas da juventude no plano nacional, a ministra angolana da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, participa desde ontem, em Lisboa, no Foro \"Ano da CPLP para a Juventude\". A cerimónia de abertura do evento decorreu na sala de Senado da Assembleia da República de Portugal.
A declaração do ano 2019 como o da CPLP para a Juventude foi deliberada em conferência de ministros da Juventude e Desportos na XI reunião realizada em São Tomé e Príncipe a 20 de Julho de 2018.
\"O ano da CPLP para a Juventude pretende fortalecer a participação efectiva dos jovens da comunidade no planeamento, implementação, monitorização e avaliação das políticas de desenvolvimento, designadamente, no quadro da realização bem sucedida dos ODS\", escreve a nota do Ministério da Juventude e Desportos.
Ainda ontem, os ministros responsáveis pela juventude da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram o plano de actividades para o ano de 2019, sustentada pela \"Visão Estratégica da CPLP 2016-2026\" e \"Plano de Acção para a Juventude 2018-2022\".
\"Em consideração da criação de sinergias e a convergência de programas da juventude entre os espaços da CPLP e ibero-americano, o Ano de 2019 deve contribuir para acelerar a cooperação em curso entre a Secretaria Geral da Conferência dos Ministros da Juventude e do Desporto da CPLP e a Organização Internacional da Juventude para a Ibero-América\", pode ler-se ainda no mesmo documento.
No capítulo desportivo, o foro vai abordar sobre vários protocolos assinados entre os membros da comunidade. Um dos documentos é a existência da Confederação Lusófona de Xadrez, com sede em Cabo Verde e constituída à margem das Olimpíadas de Xadrez realizada em Betumi, Geórgia, em Outubro de 2018.
Não menos importantes, os ministros vão avaliar os resultados sobre as formações dos agentes desportivos em Angola e em Moçambique no âmbito do Plano de Ética no Desporto, realizados entre os meses de Novembro e Dezembro de 2018.
No encerramento do conclave, os ministros vão tomar conhecimento e definir as estratégias para o sucesso dos Jogos Desportivos da CPLP a serem disputados em Timor Leste em 2020. A última edição foi disputada em 2018 em São Tomé e Príncipe.