Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ministrio das Finanas paga dvidas

Juscelino da Silva - 19 de Março, 2020

Fotografia: DR

O Ministério da Juventude e Desporto, por via da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), começou a efectuar os pagamentos dos prémios das selecções Sub-16 (masculina e feminina) e da participante dos Jogos Africanos, todas de 2015. A garantia é do secretário executivo da Comissão de Gestão da Federação Angolana da modalidade, Tony Sofrimento.
O antigo secretário-geral apela aos atletas envolvidos nas competições africanas de 2015 e que têm os comprovativos das dívidas a comparecerem nas instalações da FAB, para receberem os seus prémios.
Tony Sofrimento espera que o processo de pagamento das dívidas se estenda aos treinadores e a outros atletas. Nos últimos anos, os atletas e os seleccionadores nacionais queixaram-se do não pagamento dos prémios pelas conquistas de diferentes troféus continentais.
Os trabalhadores administrativos da FAB receberam apenas um mês de salário dos sete em dívida. A Comissão de Gestão está a evidenciar demarches, para que nos próximos dias possa liquidar mais dois meses de salários, segundo António Celestino Sofrimento.
À semelhança de basquetebol, outras modalidades desportivas também vivem as mesmas situações. O andebol, judo, jiu-jitsu, lutas, vela, canoagem e natação são os desportos que devem ser recompensados pelas vitórias alcançadas nos diferentes torneios internacionais.