Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ministro da Defesa Nacional inaugura Festival das Escolas

?lvaro Alexandre - 28 de Junho, 2017

Largo da família acolhe adolescentes no último dia do mês das crianças

Fotografia: José Soares | Ediições Novembro

O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, foi convidado para proceder ao acto inaugural do Festival de Xadrez das Escolas a realizar-se na próxima sexta-feira, no largo defronte ao Instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL). A primeira edição vai contar com a participação de quatro mil estudantes, entre crianças, jovens e adolescentes. O ex-secretário geral da Federação Angolana de Xadrez e membro do \"Movimento os Ganhos da Paz\", Abraão dos Reis, confirmou a presença do ministro da Defesa Nacional para testemunhar o marco histórico da nova era do xadrez escolar.

\"É nosso propósito que o primeiro lance seja executado pela acta figura do Ministério da Defesa Nacional, João Lourenço. O Festival de Xadrez das Escolas vai decorrer das 9h00 às 12h00 num espaço para acolher mais de cinco mil pessoas. Se aparecerem quatro mil, já nos sentiremos satisfeitos. Pretendemos brindar todas as crianças, visto que o mês é delas\", desejou o mentor.

 Durante o evento desportivo, os participantes vão disputar o torneio de ritmo activo, de simultânea e vai haver aula de xadrez para os que desconhecem os movimentos das peças.

\"Os professores que vão ministrar as aulas vão ser seleccionados pelo Conselho Técnico da Federação Angolana de Xadrez. A simultânea vai contar com prestigiosa colaboração dos Mestres Internacionais do 1º de Agosto e do Progresso Sambizanga. A lista é composta por Adérito Pedro, Amorim Agnelo, David Silva, Erikson Soares, Esperança Caxita e Maria Domingos\", citou.

O convívio entre praticantes, estudantes e demais interessados vai ser organizada pelo Movimento os Ganhos da Paz, Associação do Ensino Particular (ANEP), Federação Angolana de Xadrez, Ministério da Educação, Ministério da Assistência e Reinserção Social (Minars) e Progresso Sambizanga.