Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ministro recebe explicao da comisso organizadora

15 de Outubro, 2013

Ministro Gonalves Muandumba

Fotografia: Jornal dos Desportos

A comissão organizadora do Afrobasket2013 em cadeiras de rodas foi recebida ontem em audiência pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, para explicações sobre o evento a disputar-se de 24 deste mês a 2 de Novembro, em Luanda.

Realizada numa das salas de reuniões do órgão reitor, o ministro foi informado sobre o programa de acção do Africano, com destaque para a reabilitação do Centro Profissional de Viana, onde ficam alojadas as selecções, e pavilhão da Cidadela, que está a ser adaptado para pessoas que necessitam de cuidados especiais.

O presidente do Comité Paralímpico Africano, o angolano Leonel da Rocha Pinto, que fez estas declarações à imprensa, disse que foi apresentado ao titular dos desportos o caderno de encargos, de acordo com as normas do Comité Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas.

“Actualmente, estamos empenhados em melhorar as condições de alojamento e também do pavilhão, onde vão ser criadas rampas nas entradas, assim como adaptações aos balneários”, frisou.

O também presidente do Comité Paralímpico Angolano disse que, durante a audiência, ficou patente o empenho do Executivo em proporcionar condições para que o Africano seja exemplar, tal como todas as outras realizações desportivas que o país organizou. Sobre o orçamento, embora sem avançar verbas, disse ser o possível, mostrando-se convicto de que o mesmo vai ser disponibilizado em tempo útil, a julgar pela vontade demonstrada pelo ministro nesta etapa organizativa do Campeonato Africano,qualificativo para o Mundial de 2014.

Na quinta-feira, em conferência de imprensa, Leonel Pinto anunciou um orçamento de 600 milhões de kwanzas. A África do Sul é a campeã em título e representou o continente africano nos jogos paralímpicos de Londres em 2012.