Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Minjud confirma liderança de Angola na região

Jo?o Francisco - 02 de Julho, 2017

Albino da Conceição, chamado a encerrar o evento, recordou que aquando da fundação da Região Cinco

Fotografia: Jornal dos Desportos

O ministro da Juventude e Desporto da República de Angola, professor Albino da Conceição José, confirmou no encerramento do Fórum de revisão dos Programas Desportivos da Região Cinco do Conselho Superior do Desporto em África, que decorreu de 28 a 30 de Junho último, no Hotel Vitoria Garden, em Luanda, a intenção do país continuar a liderar os Projectos de Desenvolvimento da Zona.

Albino da Conceição, chamado a encerrar o evento, recordou que aquando da fundação da Região Cinco, ainda não era ministro, tendo contribuído em várias comissões de trabalho da região, como director nacional dos desportos, secretário de Estado e vice - ministro,  para o que agora considera a continuidade da consolidação  dos Projectos da Organização da qual Angola faz parte.

O ministro da Juventude e Desportos da República de Angola, Albino da Conceição José, que na cerimónia de abertura do evento, foi substituído pela actual secretária dos desportos, Ana Paula Sacramento, por ter estado em mais uma sessão do Concelho de Ministros que correu naquele dia, na cerimónia de encerramento esteve ladeado pela número dois do seu pelouro (Paula Sacramento), , representante do Presidente da República José Eduardo dos Santos para o pelouro, a vice- governadora de Luanda, Juvelina Imperial, secretário de Estado da Energia e membros da direcção Executiva da Conselho Superior do Desportos da Region Cinco.

Angola organizou em 2016 os Jogos da Região cinco, em Luanda, que foi um marco importante para o posicionamento de liderança do país no contexto desportivo nesta importante região do continente da qual fazem parte dez (10) países, nomeadamente, Angola, Africa do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, Swazilandia, Zâmbia e Zimbabwe.

O número um do órgão reitor do desporto angolano, no seu discurso de encerramento, recordou todos estes momentos que antecederam a criação da organização da qual fez sempre parte, mantendo a forte convicção de que Angola continuará a dar o seu contributo para o desenvolvimento do desporto em África, em particular na região.

O ministro, sublinhou ainda que Angola será sempre um país aberto a acolher bem o Conselho Superior do Desporto em África e, aproveitou a oportunidade para em nome do executivo pedir desculpas aos constrangimentos que poderão ter os participantes em alguns aspectos da organização do evento, em função da situação particularmente,  difícil que um pouco por todo o mundo os países vivem resultante da "crise financeira, que apesar de tudo vai ser ultrapassada.

O encerramento do evento, foi igualmente abrilhantado com a adulação de um grupo folclórico de musica tradicional ao som do batuque, fazendo recordar a velha máxima do fundador angolano, Dr. Agostinho Neto, segundo ao qual "as nossas tradições havemos de voltar"!

Os participantes, tanto estrangeiros, como os nacionais, depois de efectuarem a "foto da família" nas escadas do Hotel Vitória Garden, foram convidados a efectuarem um roteiro, em empreendimentos desportivos de Luanda, que albergaram os Jogos da Região Cinco de 2016.

Os participantes estrangeiros, nomeadamente, os Membros do Conselho Superior da Região Cinco, os delegados e representantes dos Ministérios dos Desportos dos Paísese Membros, que estiveram em Angola a participar no fórum, começaram a deixar o país em direcção aos seus países de origem, ontem, sábado.