Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Minjud e COA rubricam acordo

14 de Maio, 2017

(México2014), destacam-se entre as actividades realizadas no Olimpáfrica.

Fotografia: M. Machangongo | Edições Novembro

Um acordo de cooperação no domínio da formação e de infra-estruturas, com destaque para o projecto Olimpáfrica, foi na sexta-feira assinado, em Luanda, pelo Ministério da Juventude e Desportos (MJD) e o Comité Olímpico Angolano (COA).

Foram signatários, o Director Nacional Para a Polícia Desportiva, António Gomes, e o presidente do COA, Gustavo da Conceição,  acto que  decorreu na Galeria dos Desportos, no seguimento da visita ao país do presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

A formação e desenvolvimento de infra-estruturas desportivas, fazem parte da estratégia de desenvolvimento do órgão que tutela o desporto no país,  nesta perspectiva  o projecto Olímpáfrica, em fase de construção no município de Viana, vai fazer parte do programa de investimentos públicos. A primeira fase das obras de construção do complexo, iniciou em 1992, e terminou em 2001, encontra-se actualmente interrompida.

O complexo Olimpáfrica, além da vedação em toda a extensão, contempla um campo de futebol “pelado\", uma quadra para a prática de modalidades como futsal, andebol, basquetebol e voleibol, deve acrescer-se ao plano inicial um pavilhão multiusos, um campo relvado e no futuro a uma pista de atletismo.

A apresentar um ligeiro estado de abandono, o imóvel é maioritariamente frequentado por cidadãos isolados, ou em associação para a prática de várias modalidades desportivas, com destaque para o futebol, futsal e futebol adaptado. Jogos do campeonato municipal e provincial de futebol, treinos de equipas e selecção nacional de futebol com muletas, vice -campeã mundial (México2014), destacam-se entre as actividades realizadas no Olimpáfrica.