Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Minjud homenageia Pepino

04 de Julho, 2018

Ana Paula do Sacramento Neto, afirmou que o antigo ciclista Alberto da Silva \

Fotografia: Kindala Manuel | Edies Novembro

A Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, afirmou que o antigo ciclista Alberto da Silva \"Pepino\", inspira milhares de pessoas à prática do desporto e que os seus feitos se tornaram espelho para a juventude angolana.
Ao falar no acto de homenagem ao veterano de 95 anos pelos feitos em prol da nação, organizado pelo Ministério da Juventude e Desportos, domingo, em Benguela, a ministra disse esperar que o seu legado seja fielmente transmitido às gerações vindouras.
Considera o antigo atleta “exímio ciclista”, que conserva ainda as habilidades que o tornaram numa referência obrigatória da modalidade e do desporto angolano em geral.
A Federação Angolana de Ciclismo vai institucionalizar uma prova nacional anual, com a designação “Troféu Pepino”.
O Governador de Benguela, Rui Falcão, enalteceu a figura do veterano ciclista como referência maior, ao nível da província: “um homem que se projectou no país e irradiou a sua imagem em inúmeras partes do mundo”.
Alberto da Silva “Pepino” é desportista desde a tenra idade. Praticou atletismo, futebol e ciclismo. Realizou várias digressões de bicicleta pelo país em homenagem aos heróis da pátria, antigos combatentes e crianças pobres.
Pepino participou, em 2009, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos da terceira idade, na Califórnia, Estados Unidos da América. Em 2013, voltou a concorrer e conquistou duas medalhas de ouro.