Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Minjud reala realizaes

24 de Janeiro, 2014

23 de Janeiro, Dia Nacional do Desporto

Fotografia: Jornal dos Desportos

"No quadro das infra-estruturas investiu-se na construção de pavilhões multiusos, centros desportivos comunitários, campos de futebol, pavilhões polidesportivos cobertos, ginásios ao ar livre, reabilitação do Centro de Medicina do Desporto e de campos polidesportivas de alguns clubes nacionais e ainda ao lançamento de outros projectos", lê-se no comunicado do ministério alusivo à data.

No que concerne ao processo de revisão e actualização da legislação desportiva, o comunicado frisa que após longo período de debate com os distintos agentes desportivos e outros parceiros sociais, para este ano afigura-se determinante a conclusão efectiva e aprovação da Lei Nacional do Desporto e do Regime Jurídico das Associações Desportivas pelo Parlamento. Na mesma senda, tratamento igual está a ser dado a outro documento importante para a vida desportiva do país, consubstanciada na política de desporto e na estratégia para o desenvolvimento do desporto em Angola.

O Minjud faz referência à organização no país do campeonato do mundo de hóquei em patins que pela primeira vez foi realizado no continente africano, de forma exemplar, cujos contornos mereceram elogios de todos os participantes do evento. Com o mesmo êxito, prossegue o comunicado, o país organizou o campeonato africano de basquetebol em cadeira de rodas, reconquistou os títulos africanos de basquetebol, em seniores masculino e feminino, em sub-16 masculino, o andebol feminino em juniores e cadetes, tendo-se evidenciado também as modalidades de ginástica, vela, natação de entre outras, onde foram conquistadas 29 medalhas, sendo 16 de ouro, seis de prata e sete de bronze.

Fruto da experiência organizativa que o país granjeou, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa confiou a Angola a realização no presente ano do mais representativo evento desportivo desta Comunidade - os Nonos Jogos, que vão ter um envolvimento de cerca de 1.500 participantes.