Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Misto de Malanje apurado para o "Nacional"

Eduardo Cunha e Venncio Victor - Malanje - 16 de Maio, 2019

A formao malanjina venceu os amigos de Cabinda, por 40-24.

Fotografia: Dr

O Misto de Malanje  garantiu na  terça-feira, o passe para o Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas, prova que se disputa de 12 a 23  de Agosto do ano em curso,  no Pavilhão do Sporting  do Bié, na cidade do Cuito.
A formação malanjina venceu  os amigos de Cabinda, por 40-24,  com vantagem de Malanje  ao intervalo de sete pontos de diferença (18- 11) no jogo referente à 5ª e última jornada do zonal de apuramento.
No final da partida, o técnico do Misto de Malanje, Baião António,  exprimiu a sua satisfação ao referir-se que a partida foi difícil e que a pesar dos erros cometidos, o conjunto vai trabalhar para melhorar alguns detalhes, com  vista à participação condigna da província, no próximo campeonato nacional da modalidade.
O técnico principal da formação cabindense, Simão Mavinga, referiu que  apesar da derrota sai de Malanje com o espírito de missão cumprida.
O  secretário-geral do Comité Parolimpico Angolano (CPA), António da Luz,  considera ter sido um torneio que correspondeu às expectativas, a julgar pelas óptimas condições cridas pela organização e pelo governo local, que tem a ver com o alojamento, transporte e infra-estruturas condignas.
A 5ª Jornada da 4ª edição do zonal de apuramento em basquetebol produziu os seguintes resultados:  Misto do Huambo 33- Clube do Moxico 31, Misto de Benguela -29- Cuanza - Sul - 26, Misto de Malanje 40 amigos de Cabinda 24.
Em função dos resultados, a classificação ficou assim ordenada: em primeiro lugar ficou a formação de Cabinda, com  nove pontos, na segunda posição, a formação de Benguela com  oito pontos,  igual pontuação que os Misto do Huambo e Malanje, o Misto do  Cuanza Sul quedou-se na quinta posição com sete pontos, enquanto que na cauda  da tabela de classificação ficou o clube do Moxico.
 Relativamente à prova  que decorreu no campo de jogos Valódia, o atleta  Sabino Inácio,  do Misto da província do Cuanza - Sul, com 65 pontos, foi considerado o melhor cestinha, enquanto IIídio Samuel dos amigos de Cabinda foi o melhor triplista.
As quatro equipas apuraram-se  para o “ nacional “,  designadamente,  Malanje, Cabinda, Benguela e Huambo, Misto de Cabinda, Cuanza - Sul, Luanda, Uíge e do Centro Profissional de Reabilitação Física de Viana.