Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Misto quebra jejum cabindense

Silva Cacuti - 05 de Junho, 2015

A província de Cabinda está presente nos nacionais de andebol com a presença de um Misto depois de vários anos ausente dos campeonatos

Fotografia: José Cola

O primeiro jogo do XXXVI campeonato nacional sénior masculino de andebol que Luanda acolhe de 16 a 28 do corrente no pavilhão da Cidadela Desportiva vai ter o condão de marcar o retorno de uma equipa sénior representante da província de Cabinda nas provas nacionais da categoria, depois de longa ausência. Cabinda inscreveu-se com um misto.

A última presença cabindense tinha sido no campeonato de 2000, disputado na cidade do Namibe, com uma equipa feminina. Embora seja um dado por confirmar, esta pode ser a segunda presença dos nortenhos numa prova do género, na década de 2000.

O misto de Cabinda vai ser baptizado na estreia pelo Progresso da Lunda Sul, equipa que cumpre o seu segundo campeonato nacional, depois de se ter estreado no ao passado.

A primeira fase da competição disputa-se em pole única a uma mão. A primeira jornada fica completa com os jogos 1º de Agosto - Marinha e Interclube - Petro de Luanda.

Quanto a prova feminina, as equipas seniores femininas de andebol do 1º de Agosto e da Marinha de Guerra defrontam-se na primeira jornada O jogo entre as duas equipas tem a particularidade de colocar em campo a campeã em título (1º de Agosto) e é pontuável para o grupo A, preliminar, que fica completo com o jogo de estreia da equipa do Progresso da Lunda Sul que vai defrontar a casa do pessoal do Porto do Lobito.

Segundo o emparcelamento saído da reunião de sorteio da prova, no dia 3 do corrente, no dia de abertura da prova apenas jogam equipas inseridas no grupo A.

No dia seguinte, entra em cena o grupo B com destaque para o confronto entre as equipas do Petro de Luanda e ASA.
Noutro jogo do grupo B o Progresso do Sambizanga vai medir forças com o Electro do Lobito.