Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

MM surpreende Cuca no circuito de Luanda

Silva Cacuti - 26 de Agosto, 2019

Fotografia: Contreiras Pipa| Edies Novembro

A formação do MM, em masculino, surpreendeu ontem, a similar da Cuca, ao vencer a final da primeira edição do circuito nacional de andebol de praia, de Luanda, por 2-1, numa organização conjunta da Federação Angolana de Andebol e a Associação Provincial de Andebol de Luanda.
A empresa cervejeira Cuca, foi o parceiro da organização e a prova foi disputada no sábado e no domingo, na arena daquela empresa, na Ilha de Luanda.
A prova foi marcada pelas ausências dos representantes do Namibe, que tiveram dificuldades de transporte e do Cuanza Sul, cujos atletas não puderam vir a Luanda, por estarem envolvidos na disputa do torneio regional do Desporto Escolar, segundo Zeferino José, director da prova.
Estiveram presentes, em masculino, as equipas da Cuca, MM, Malanje e Benguela. Em feminino, a empresa Cuca esteve inscrita com duas equipas, A e B, que defrontaram as representações de Malanje e Benguela. O torneio disputou-se no sistema todos contra todos, a uma volta e as duas primeiras de cada competição defrontaram-se na grande final.
Os representantes da cervejeira começaram por vencer a final feminina, 2-0, sobre a equipa de Benguela, com  favoráveis 1-0, no final do primeiro set. Na competição masculina,  os cervejeiros tiveram como adversária a equipa do MM, foram surpreendidos, por 1-2, com recurso ao terceiro set, após empate a um golo, no tempo regulamentar.
É a primeira vez que Luanda acolhe este circuito, patrocinado pela Cuca. As províncias do Namibe, Cuanza - Sul e Benguela já têm acolhido a prova. Aliás, segundo Zeferino José, este ano disputou-se em Março o circuito do Namibe, em Junho o do Cuanza- Sul e em Outubro está previsto disputar-se o circuito de Benguela.
O andebol de praia em Angola começou a disputar-se em 2000, dinamizado por Zeferino José, antigo praticante e suportado pela empresa cervejeira Cuca.
A origem do andebol de praia, no mundo, é desconhecida ao certo. Crê-se que tenha nascido na Itália, em 1993. Hoje é uma modalidade regulamentada pela Federação Internacional de Andebol. O jogo é composto por duas equipas, de cinco atletas, os quais jogam durante duas partes de dez minutos cada. Se o jogo estiver empatado, então,  é jogada uma terceira parte de dez minutos. Se mesmo assim não se resolver, o jogo vai para lances de 6 metros.
A quadra deve ter como medidas 12 metros de largura, por 27 de comprimento. Deve ter pelo menos 40 centímetros de profundidade de areia, se jogado em campos artificiais.