Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Modalidade chega ao interior da província

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 21 de Junho, 2015

APJH está comprometida na massificação e expansão da modalidade com a criação dos núcleos nos municípios

Fotografia: Jornal dos Desportos

 Actualmente o órgão que superintende a modalidade na província controla 120 judocas em ambos os sexos nos escalões de juvenis, juniores e seniores distribuídos em sete academias.

Manuel Figueiredo, presidente de direcção da Associação Provincial de Judo na Huíla confessou não possuir uma estatística organizada para determinar o número exacto de praticantes existentes pelo facto das academias não fornecerem os seus dados estatísticos, o que tem criado imensas dificuldades ao órgão que dirige.

Manuel Figueiredo manifestou-se preocupado com a falta de treinadores capacitados nos municípios para transmitir os ensinamentos do ABC de judo aos principiantes nestas localidades.

 Manuel Figueiredo acrescentou que os poucos praticantes existentes nos núcleos criados nestes municípios, ainda não estão habilitados em instruir os demais jovens.

“Já estamos a desenvolver a modalidade nos municípios da Matala, Humpata, Chibia e Caluquembe. Mas, o que nos preocupa nestas localidades é a falta de instrutores. Os poucos praticantes existentes nestes municípios, ainda não estão habilitados para ensinarem o ABC do judo a outros jovens”, lamentou.

 Manuel Figueiredo revelou que foi agendada uma acção formativa para capacitar os técnicos destes municípios por formas a melhorarem as suas técnicas e puderem trabalhar com propriedade na formação de jovens.

 A acção formativa, sustentou Manuel Figueiredo,  decorre tão logo a federação angolana da modalidade crie as condições para o efeito. “Já estamos a trabalhar com a federação e por sua vez está a criar condições para que essa acção formativa venha se concretizar".

Anunciou que a associação agendou para o final deste mês, a realização dos campeonatos provinciais nas nos escalões de juvenis, juniores e seniores no município sede (Lubango).

 Assegurou estarem já criadas as condições para a realização do evento, faltando apenas reunir com as direcções das academias para definirmos as datas ideias para realização das respectivas competições.

 De acordo com Manuel Figueiredo no próximo mês de Agosto, a associação programou igualmente a realização de uma competição no município da Matala.