Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Montinho e Afonso reforçam liderança

Rosa Panzo - 26 de Fevereiro, 2016

Matias e Paixão velejadores da classe 470

Fotografia: Jornal dos Desportos

Matias Montinho e Paixão Afonso, velejadores da classe 470 apurados para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016, consolidaram a liderança no ranking nacional de vela, depois da consagração no torneio do 3º PAN, organizado pelo Clube Náutico da Ilha de Luanda. A prova disputada na baía da Ilha de Cabo enquadrou-se nas celebrações do 92º aniversário da fundação da agremiação desportiva, que se assinala a 28 do corrente.

Os resultados apurados e homologados na terça-feira colocam na segunda posição do ranking nacional da classe 470 a dupla Paulo Amaral-Leonildo Feliciano e na terceira posição, Gilson Tenazinho-João Nangolo.

A Comissão de Regata constituída por Edgar do Amaral, Paixão Paulo, José André, José Ventura, Marcelino Jamba e Mateus Afonso homologou também os resultados de outras classes. Na de Optimist, lidera o ranking de 2016 os velejadores Osvaldo da Gama, seguido de Guilherme Neto e de Lourenço Simão.

Na classe Laser Radial, Felipe Andre lidera o ranking, seguido de António Joana e de Nelson Ventura.

António Nunes é o mais forte e lidera o ranking da classe Laser 4.7. Na segunda posição está Feliciana da Silva e Simão José ocupa o terceiro lugar.
Na classe Laser Stander, Manuel Lelo domina o ranking, seguido de Lourenço Santana e de Carlos Fernandes.

O Clube Náutico da Ilha de Luanda foi fundado aos 28 de Fevereiro de 1924 com o nome de Clube Desportivo Nun´Alvares. O clube manteve este nome até 11 de Abril de 1979, altura em que, na sequência do despacho do Secretário Nacional do Conselho Superior de Educação Física e Desportos do Estado angolano, determinou que os clubes com denominações relacionadas com o colonialismo deveriam proceder à substituição. O clube teve de mudar de nome e optou-se pela designação actual.

A instituição desportiva movimenta a natação, pesca desportiva, canoagem, remo e o kitesurf.