Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Moreno pode rumar para Interclube

Silva Cacuti - 20 de Fevereiro, 2014

Pré-época masculina está agitada com transferências entre as principais equipas que vão disputar as competições domésticas

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Interclube pode contar com os préstimos do meia-distância Edivaldo Ferreira, um dos melhores jogadores do último campeonato africano, disputado em Argel, onde a Selecção Nacional se quedou na quarta posição. O jogador está em fim de contrato com o 1º de Agosto e é pretendido pelo técnico do Interclube, Tony Costa. Segundo fonte bem posicionada, os "polícias" estão a digladiar-se com os militares para contar com os préstimos do atleta.

Formado na escola do ZAC do Lobito, Moreno, 1,94 metros de altura e 23 anos, já esteve em Portugal, onde representou o FC do Porto, com o qual se sagrou campeão português nos anos 2010 e 2011. Moreno regressou ao país e representa desde então o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, o 1º de Agosto. Mas o mercado de transferências está a ser dominado por informações que dão conta da contratação pelo Petro de Luanda  de Fankoua Wiliam, dispensado pelo 1º de Agosto.

Os petrolíferos de José Pereira "Kidó", apostados em ganhar alguma coisa na nova época, foram ao Interclube buscar Pierre Malfoy.O 1º de Agosto, além da frente em que luta para manter Moreno, conseguiu o concurso  de José Rolo, meia-distância, e António do Carmo, guarda-redes, dois atletas que já representam o emblema militar nas fases cruciais das competições nacionais. O ponta Osvaldo Mulenessa foi tirado ao Kabuscorp do Palanca e agora veste as cores rubro-negras.

O primeiro compromisso para o andebol nacional vai ser a 5 de Abril, com a disputa da Supertaça entre o 1º de Agosto, campeão nacional, e o Interclube, finalista vencido da Taça de Angola. A Federação Angolana de Andebol está a implementar as alterações ao regulamento de transferências que impõem a inscrição de até três estrangeiros por equipa, com obrigatoriedade de serem inscritos no início da época.

PREPARAÇÂO
Resistência física
atarefa os cadetes

A Selecção Nacional masculina de cadetes de andebol trabalhou ontem, na Ilha de Luanda, a resistência física, tendo em conta a preparação para o campeonato africano das nações, a disputar-se de 14 a 22 de Março, no Quénia O conjunto treinado por José Pereira “Kidó” efectuou de forma intensiva, durante duas horas, alongamentos, corridas, flexões e várias simulações defensivas e ofensivas sem bola. A Selecção Nacional continua sem fazer jogos de controlo pelo facto de as equipas locais se encontrarem em período de férias.O estágio pré-competitivo está inicialmente marcado para o dia 1 de Março.

Na edição passada do campeonato africano, Angola quedou-se em quarto lugar. Integram a pré-convocatória Áurio de Barros, António Kianda, Luís Lopes, Hélio Carlos, Salupasssa Munhenho, Leandro Muzeca, Feliz Sanmassola, Mikeyas Abrantes, Valdemiro Garcia, José Kiluba, Hélio Domingo, Tsango Kifuando, Anastácio Kifuanda, Marcelo Zinga, Bráulio Gomes, José Americano, Pompeu Ganga, Vicente Cardoso, Lourenço Júlio e Leonel de Almeida.