Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Morgado desafia Quicanga

Silva Cacuti - 03 de Dezembro, 2014

Tó Morgado quer provar aos angolanos que as

Fotografia: José Soares

O pugilista angolano Tó Morgado disse, ontem, estar preparado para defrontar o tricampeão mundial da versão do Conselho Universal de Boxe, Tony Quicanga, caso este se mostre interessado em colocar o cinturão que ostenta em disputa. O interesse de subir ao ringue diante do campeão mundial surge na sequência de recentes declarações de Tony Quicanga, segundo as quais "não existe outro pugilista profissional angolano no activo", segundo o nosso interlocutor.

"Estamos no activo. O Quicanga é o que é, mas tem de saber que há, em Angola, gente a fazer boxe profissional. Essas pessoas estiveram engajadas ao boxe, paralelamente, noutras tarefas do país. Por isso, estou a desafiá-lo. Espero que aceite para vermos depois a actuação dos promotores a fim de materializar este combate", disse.

Tó Morgado, antigo campeão nacional pelo Team Elite e dinamizador da modalidade na Lunda Sul, obteve o terceiro lugar no último campeonato nacional e está convicto de que "caso Kikanga aceite jogar, pode haver surpresa". "Podemos ter surpresas, mas gostaria que quem se propuser a organizar este combate traga arbitragem internacional que esteja no activo", disse. Tó Morgado justifica que a escolha de uma arbitragem internacional tem a ver  com "a faceta do boxe angolano que precisa ser alavancada".

A procura de profissionais de apito não é um dor de cabeça. "Nos países vizinhos, temos bons árbitros", disse Tó Morgado. Treinador, dirigente e atleta no activo, o desafiante de Tony Quicanga diz estar nestas três vertentes, porque sente a necessidade de transmitir a experiência adquirida enquanto pugilista amador. Tó Morgado disputou campeonatos em quase todas as categorias de peso, partindo dos 57Kg. Tó Morgado fez a sua estreia como pugilista profissional em 2011, quando defrontou e empatou o combate diante de Simão Muanda.