Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Morgenstern fora de perigo

14 de Janeiro, 2014

Morgenstern fora de perigo

Fotografia: AFP

O austríaco Thomas Morgenstern, três vezes campeão olímpico de saltos de esqui, está “definitivamente fora de perigo”, anunciou ontem um responsável do hospital de Salzburgo, onde o atleta deu entrada gravemente ferido na sexta-feira, após uma queda violenta.

Em conferência de imprensa, Josef Obrist, médico chefe da unidade, afirmou que os resultados de um exame feito ontem mostram uma redução da hemorragia cerebral e da contusão no pulmão, sublinhando que o esquiador se encontra “em estado estável”.

Morgenstern também exprimiu o seu alívio pela melhoria e agradeceu o apoio que tem recebido. “Estou sem palavras face a todos os vossos votos de recuperação. Isso dá força”, escreveu o atleta na sua página do Facebook.

Segundo o treinador da equipa austríaca, Alexander Pointner, a participação de Morgenstern nos Jogos Olímpicos Sochi 2014 não está totalmente excluída, embora a terapia comece dentro de dez a 14 dias e o início dos Jogos esteja marcado para 6 de Fevereiro. “Vou-lhe guardar um lugar enquanto for possível”, declarou.

Na sexta-feira, Morgenstern, de 27 anos, perdeu o equilíbrio no ar, voltou-se sobre o lado esquerdo e caiu de costas, batendo com a cabeça e perdendo a consciência por momentos.

Esta foi a segunda queda do esquiador austríaco durante a preparação para Sochi 2014, depois da que sofreu a 15 de Dezembro, durante uma etapa da Taça do Mundo.

Nessa queda, Morgenstern sofreu vários hematomas e cortes na cara e partiu um dedo, mas recuperou rapidamente, tendo sido segundo numa prova na semana passada.

Morgenstern ganhou dois títulos olímpicos em Turim 2006 e um em Vancouver em 2010.