Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Morreu ontem Joseph Maluka

12 de Novembro, 2015

Morreu ontem em Paris-Franca, ex-craque do 1º de Maio de Benguela e dos Palancas Negras, Joseph Maluka, aos 59 anos de idade vitima de doença.Maluka nasceu em Makela do Zombo, a 16 de Agosto de 1956, tendo iniciado a sua carreira futebolística no antigo Zaire, hoje República Democráticdo Congo. Jogou na equipa 1º de Maio de Benguela nas décadas de 1980 e nos Palancas Negras.

Maluka foi por várias duas vezes melhor marcador do Girabola. Fez parte da constelação onde cintilavam estrelas como Sarmento Seke, Fussson Zandu Joao (finado), Fidele, Kiala, Vicy, Garcia, Agostinho, Thomas(Finado) Mira (finado), dentre outros. Depois de alguns anos foi contratado pelo Varzim Sport Club de Portugal, onde terminou a sua carreira futebolística.

Dono e senhor de uma enorme experiência acumulada dos anos de carreira enquanto futebolista, há alguns anos decidiu regressar ao país, impulsionado e motivado pela estabilidade política e económica que Angola atravessa. Na bagagem trouxe como principais trunfos, dois diplomas que comprovam os níveis de formação obtidos em França, onde temporariamente fixou residência, à procura de melhores condições de vida.Maluka esteve durante cerca de sete meses a trabalhar com os escalões de formação do FC Bravos do Maquis, a convite do presidente Manuel José “Docas”. Paz a sua alma e sentidos pêsames à sua família.