Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Morreu Vzquez Raa

10 de Fevereiro, 2015

E atravs dele, tornou-se uma das mais poderosas figuras do movimento olmpico mundial

Fotografia: AFP

Mario Vázquez Raña, um dos mais polémicos dirigentes do movimento olímpico, faleceu neste domingo na Cidade do México, informou o presidente do Comité Olímpico Mexicano, Carlos Padilla Becerra. Vásquez Raña,  de 82 anos, presidia a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa).

“É muito triste para mim confirmar a notícia da sua morte. É uma sensível perda para a família olímpica mexicana e mundial”, afirmou Padilla Becerra, que assumiu o Comité Olímpico Mexicano em 2012, apoiado por Vásquez Raña.

Padilla Becerra não revelou os detalhes da morte, apenas declarou que o dirigente lutava nos últimos meses contra uma enfermidade. Vázquez Raña foi membro do Comité Olímpico Internacional entre 2000 e 2012 e estava no comando da Odepa desde 1976, foi reeleito pela última vez em Março do ano passado, para um mandato que ia até 2016.

Além disso, Vázquez Raña comandou o Comité Olímpico Mexicano entre 1974 e 2001 e também presidiu a Associação Nacional de Comités Olímpicos até 2013, quando renunciou ao cargo que exerceu por mais de 30 anos, pois começou a trabalhar na função em 1979. E através dele, tornou-se uma das mais poderosas figuras do movimento olímpico mundial, embora durante esse tempo também tenha feito vários inimigos, que o acusavam de ter pouca autocrítica.