Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Morten Soubak mantm equipa ganhadora para o Pr-Olmpico

Silva Cacuti - 14 de Setembro, 2019

Pr-Seleco Nacional arranca segunda-feira com os trabalhos de preparao

Fotografia: Vigas da Purificao | EDIES NOVEMBRO

Grupo fechado é o que se pode dizer das integrantes da Selecção Nacional sénior feminina, convocada ontem, por Morten Soubak, visando a participação no Torneio Pré-Olímpico de Dakar, Senegal, de 26 a 30 do corrente, cuja preparação arranca na segunda-feira. O seleccionador não abriu mão de nenhuma das que integrou a campanha da equipa, nos recém terminados Jogos Africanos de Rabat, Marrocos.
A expectativa era de que o treinador fosse alterar algo na convocatória, em função da disputa da final da Taça de Angola. Nos círculos da modalidade equacionava-se ao menos uma substituição, que fosse a integração de Vilma Nenganga que não esteve em Rabat, alegadamente por lesão.
Recuperada, a  jogadora do Petro de Luanda ajudou a equipa a anular o pleno do 1º de Agosto, com vitória de 17-13, na final da Taça de Angola, mas foi insuficiente para convencer o dinamarquês que comanda a equipa nacional.
Soubak nem se deixou impressionar pela performance da pivot Ríssia Oliveira, do Petro de Luanda, que, diga-se, afrouxou o poderio de fogo da dupla de pivots militares Cassoma/Liliana, na vitória, única do Petro sobre as agostinas, no encerramento da época.
O treinador apostou, outra vez, na jovem pivot Ruth João, da Marinha de Guerra. \"Em equipa que ganha não se mexe\", disse um analista. \"Se tivesse mais tempo, podia chamar mais jogadoras para avaliar e depois formar o grupo que melhor confiança lhe dá, mas não tem tempo, a competição aproxima-se, melhor chamar aquelas que lhe oferecem garantias\", terminou.
Do 1º de Agosto, Soubak chamou 12 atletas, três vieram do Petro de Luanda e outra foi chamada da Marinha de Guerra.
\"É o torneio mais importante que temos pela frente, vai ser duro mas esperamos estar preparados para vencer\", disse o treinador quando indagado, no final da Taça de Angola.
Eis as convocadas: Teresa Almeida \"Bá\", Helena de Sousa, Claudeth José, Liliana Venâncio, Albertina Cassoma, Juliana Machado, Iracelma Silva, Janeth dos Santos, Natália Bernardo, Magda Cazanga, Aznaide Carlos, Ruth João, Isabel Guialo, Wuta Dombaxi, Vilma Silva, Helena Paulo \"Gilda\". Mortem Soubak conta na equipa técnica comapenas com a angolana Vilma Lourenço, que é fisioterapeuta. Danilo Júnior e Marina Calliester, profissionais brasileiros, completam o quadro de treinadores.
Estão inscritas no Torneio Pré-Olímpico além de Angola, as equipas da RDC, Camarões e a anfitriã.