Jornal dos Desportos

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MotoGP proíbe asas aerodinâmicas

21 de Outubro, 2016

Motos passam a ter novas regras a partir da próxima época

Fotografia: AFP

A MotoGP  promove mudanças no seu regulamento para 2017, e as alterações mais relevantes  operam-se com uma limitação no número de vezes que os construtores podem alterar o corpo dos veículos, além do banimento de asas aerodinâmicas na região frontal da lataria das motos – as chamadas winglets. As asas são vistas pela última vez, na corrida final da actual época, em Valência. A proibição foi definida após consenso de que a evolução aerodinâmica dos veículos da categoria deve simplificar aspecto da carenagem das motos.

Uma reunião da Comissão de Grandes Prémios durante o GP de San Marino, em Setembro, definiu um regulamento para evitar soluções extravagantes, e cada construtor tem agora limitações no número de projectos e designs que podem usar.

As carenagens para o início da próxima temporada, além do design dos pára-lamas frontais, devem ser aprovadas pelo director - técnico da MotoGP, na abertura da temporada no Qatar.

A partir desse momento, apenas uma actualização de cada – a contar por competidor, e não por fabricante – pode ser permitida. Um comunicado resultante da última reunião da Comissão, em Motegi, na semana passada, informa que as medidas eram  “no interesse de economizar custos”.

A Comissão aprovou também a exigência de que todos os macacões dos pilotos devem estar equipados com um airbag inflável, homologado a partir de 2018.

MIGUEL OLIVEIRA
Entretanto, o piloto português Miguel Oliveira (Kalex) anunciou na terça-feira que vai falhar as duas próximas corridas do Mundial de Moto2, na Austrália e na Malásia, por não ter recuperado da fractura a uma clavícula. Num comunicado, Miguel Oliveira que sofreu uma lesão nos treinos livres para o Grande Prémio de Aragão, em Espanha, a 23 de Setembro, disse que “esta foi uma decisão conjunta” com a Leopard Racing, de forma a que possa “recuperar completamente” do problema físico.