Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Motoqueiros abandonam Provincial

Hélder Jeremias - 21 de Maio, 2014

Pilotos de Viana podem voltar a competir no campeonato provincial caso a situação de falta de meios e financeiros fique resolvida

Fotografia: M.Machangongo

O proprietário da Escola de Motocross de Viana, Carlos Moreira, anunciou segunda-feira última a retirada dos pilotos pertencentes à sua instituição do Campeonato Provincial de Motocross de Luanda 2014, devido à crise que a direcção da Associação Provincial de Luanda atravessa desde o início da época.

De acordo com o responsável, tal situação já era previsível desde o final da época transacta, pois o seu pelouro denotou várias fragilidades no contexto organizativo das provas, mas os indícios das três jornadas realizadas na presente época forçaram a saída dos corredores sobre sua alçada, não obstante os bons indicadores do ponto de vista competitivo.

Carlos Moreira deixou claro a sua intenção de continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento do motocross no país e  garantiu  disponibilidade do circuito do Zango sempre que a Associação necessitar de realizar provas no município satélite e de ajudar naquilo que estiver ao seu alcance para que decorram da melhor maneira possível.

Questionado sobre o cerne das razões que ditaram a retirada dos corredores, Carlos Moreira foi peremptório em dizer que "a actual direcção está a atravessar um momento muito crítico, na medida em que a escassez de meios impede a presença do grosso de concorrentes em provas, retira o entusiasmo às competições, além da falta de prémios atractivos para os envolvidos".

No dizer do responsável, a escola vianense vai continuar a promover jovens talentosos para que tão logo a situação seja resolvida e possa voltar a ser representada ao mais alto nível. O dirigente não rejeita a possibilidade de organizar um ou outro evento particular para incentivar os amantes do espectáculo sobre rodas quer no município quer noutras localidades do país.

A escola de Viana é detentora do título provincial há duas épocas, na categoria dos 150cc, através do piloto Yane Oliveira "Busha". 

Associados
procuram soluções

A direcção da Associação Provincial de Motocross de Luanda vai trabalhar com afinco no sentido de angariar parceiros fortes com vista a debelar a crise material que emperra o desenvolvimento da modalidade, de acordo com o presidente da instituição, Alfredo Pitra.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o responsável disse que alguns pontos foram já abordados durante a reunião que a direcção manteve sábado último com os associados, para aflorar aspectos ligados à quarta jornada do campeonato provincial, marcada para sábado da próxima semana no circuito de Kilamba.

Questionado sobre as possíveis soluções, Alfredo Pitra avançou que a Associação vai procurar encontrar verbas para recuperar algumas motorizadas  e equipamentos, promover uma campanha para que as novas equipas possam apoiar pilotos talentosos, mas espera propostas dos associados.
Outra preocupação da Associação prende-se com os estragos que as chuvas causaram, no mês de Abril, ao circuito internacional "Jorge Varela". O circuito precisa de uma forte intervenção técnica para voltar a acolher as provas do campeonato provincial.

"A nossa modalidade está a atravessar uma fase difícil, mas não podemos baixar os braços e esperar que as coisas se resolvam por si. Vamos procurar encontrar as melhores vias para solucionar as questões prementes do motocross", disse o presidente, Alfredo Pitra.

SAUBER
Artista brasileiro
desenha capacetes


O renomado artista pop brasileiro, Romero Brito, vai desenhar os capacetes dos pilotos da Sauber, Esteban Gutierrez e Adrian Sutil, que devem ser usados no GP de Mónaco, marcado para o dia 25 deste. De acordo com o site oficial da Sauber, as peças podem ser leiloadas após a corrida e o dinheiro  revertido para a Fundação Gabrielle Angel, que faz pesquisas para desenvolvimento da cura do cancro. A Fundação pretende financiar os pesquisadores para a descoberta de terapias efectivas para tratamento de leucemia, linfomas e cânceres, além de procurar o melhoramento, tratamento e qualidade de vida de pacientes com câncer.


MOTOCICLISMO
Queda provoca
morte de Andrews


O piloto Simon Andrews, que já competiu no Mundial de Superbike, faleceu segunda-feira aos 29 anos, não resistiu aos ferimentos graves que sofreu numa queda arrepiante no decorrer da prova urbana North West 200, que decorreu sábado. Andrews, que por uma vez participou na conhecida corrida Isle of Man TT, despistou-se em plena recta, na zona de Metrópole, embatendo com o corpo no passeio da rua, isto a alta velocidade. Esta foi a terceira queda grave do motociclista, depois de 2011 ter partido a perna em 2011 e em 2013 ter ficado gravemente ferido nas 24 Horas de Le Mans.