Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Motores voltam a roncar amanhã

Helder Jeremias - 15 de Agosto, 2014

Pilotos aprimoram a técnica para a disputa da sétima jornada do Campeonato Provincial de Luanda

Fotografia: M. Machangongo

O circuito internacional "Jorge Varela", acolhe hoje a derradeira sessão de treinos com vista à realização da sétima jornada do Campeonato Provincial de Motocross de Luanda, a ter lugar amanhã, a partir das 13h00.Pilotos  da categoria dos 250cc como Ricardo Jorge, Custódio Neto "Toíto", Zeferino Fernandes "Zé Cazenga",  Flávio Joaquim, Branquinho Pina, entre outros, esmeram-se no aprimoramento dos níveis técnicos, enquanto os especialistas em mecânica procuram a melhor afinação das motorizadas.

O piloto Ricardo Jorge, que foi a revelação da sexta jornada, disputada sábado último no mesmo local, em que obteve o segundo lugar, é o mais referenciado nos bastidores, em função da margem de progressão que tem granjeado na presente época e hoje vai procurar dar o melhor de si para amanhã poder voltar a ficar entre os três melhores.

Apesar das suas potencialidades, o desempenho de Ricardo Jorge tem sido condicionado pelo facto de ter ficado parado na época passada em consequência de um acidente fora das competições, assim como a falta de uma equipa que possa atribuir-lhe as condições necessárias. Mas mantém-se firme na luta pela melhor classificação.O piloto Toíto, ao serviço da Sistec, tem sido o mais referenciado entre os amantes do espectáculo sobre rodas, ao fazer uma campanha auspiciosa em 2013, em que criou grandes dificuldades ao tricampeão Zé Cazenga, fruto da qual obteve o segundo lugar, ao passo que na presente época se mostra  mais esclarecido, tendo batido o seu adversário no Grande Prémio de Quilengues, na Província da Huíla, disputado há três semanas.

O representante do Team Orbel, Zé Cazenga, não pretende abdicar do seu estatuto de campeão provincial e garante "muito empenho" para que os  adversários não concretizem os intentos de lhe retirar o estatuto.


AJUDA
Associação angaria
novas motorizadas


A direcção da Associação Provincial de Motocross de Luanda aguarda a recepção de novas motorizadas e equipamento do exterior do país para colmatar o défice e relançar novos pilotos nas três categorias do campeonato provincial.

A informação foi avançada ao Jornal dos Desportos pelo secretário-geral da referida instituição, Eduardo André, dando conta de que os meios fazem parte de um donativo que o ex-presidente da associação, Osvaldo Varela, conseguiu angariar junto de entidades que se solidarizam com a causa desportiva nacional a partir da Suíça, país onde actualmente é  embaixador de Angola.

Eduardo André disse que com a vinda dos   materiais a modalidade vai conhecer uma nova etapa, uma vez que os pilotos talentosos que não têm possibilidades de permanecer na competição contam com "uma luz no fundo do túnel", na medida em que as empresas e individualidade interessadas em constituir equipas vão ser contempladas com motorizadas e equipamentos novos para o efeito.

O responsável elogiou o desempenho de Osvaldo Varela por tudo quanto tem feito em prol da modalidade, mesmo numa altura em que se encontra no exterior do país a desempenhar altas funções do aparelho governativo, ao dizer que "o motocross tem muito a ganhar com pessoas que amam o desporto  dentro e fora do país".

A terminar, Eduardo André garantiu as condições para que o circuito Jorge Varela albergue a sexta jornada do Provincial, a partir das 13h00, e apela ao público para ter um comportamento cívico, como na jornada anterior, realizada sábado da semana passada.

"Tivemos tempo para acertar alguns detalhes e concluímos estarem criadas as bases  para começarmos com a sexta prova às 13h00 de sábado, a pista tem todas as condições para  os pilotos efectuarem treinos livres e que vença o melhor", disse Eduardo André.