Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

MPLA promove actividades desportivas

Gaudncio Hamelay - Lubango - 22 de Outubro, 2018

A cerimnia de abertura do certame, que pretende envolver o maior nmero possvel de jovens,

Fotografia: AFP

Com o objectivo de ocupar os tempos livres da juventude com actividades socialmente úteis, o Secretariado Municipal do Lubango da JMPLA  promove desde sábado até dia 24 de Novembro um torneio gimnodesportivo denominado “23 de Novembro”, que está inserido nas comemorações do 56º aniversário da fundação daquela organização juvenil do partido MPLA.
 O referido torneio gimnodesportivo, com dimensão municipal, movimenta mais de 1.000 atletas nas modalidades de voleibol, andebol, basquetebol, atletismo, xadrez, futebol de onze e de salão, nos escalões de sub-16, 18 e 23, em ambos os sexos.
 A cerimónia de abertura do certame, que pretende envolver o maior número possível de jovens, no sentido de ocupar os seus tempos livres com actividade socialmente útil, aconteceu no sábado, no Pavilhão Gimnodesportivo do Benfica Petróleos do Lubango, contou com  a participação de dirigentes de Associações desportivas, bairros, alunos, professores de instituições de ensino público e privado.
 O primeiro secretário municipal da JMPLA do Lubango, Victor Pacheco, explicou que a realização do torneio visa saudar de forma apoteótica, o 56º aniversário da JMPLA, que se comemora a 23 de Novembro”, e promover o hábito da prática desportiva no seio dos jovens, o espírito de camaradagem e o amor ao próximo.
Ocupar os jovens, com actividades socialmente úteis e que concorram para a boa saúde física e mental dos jovens, assim como criar um espaço de intercâmbio e desportivo, constitui outro propósito que motivou a organização da competição, que congrega jovens residentes nos diferentes bairros e estudantes de diversas instituições escolares.
 Assegurou, que as actividades decorrem nas diversas quadras polidesportivas e os campos existentes, no município do Lubango.
 Victor Pacheco afirmou, que a modalidade de atletismo vai encerrar a jornada de todas actividades no dia 24 Novembro e vai ser feito o num circuito fechado no centro da cidade.
 Informou que os prémios estão todos garantidos. Deste modo, assegurou, Victor Pacheco, a organização vai procurar para além de troféus destinados ao 1º, 2º e 3º lugares, vão colocar à disposição, material desportivo para auxiliar as modalidades que estão envolvidas.  “A intenção, aqui, é minimizar um pouco as dificuldades que as equipas vivem no domínio que tem a ver com o material desportivo”, indicou.  O Jornal dos Desportos apurou, que nos escalões de sub 16, jogam alunos do I Ciclo dos 14 aos 16 anos, nos sub 20, contam com alunos do II Ciclo, com idades que vão dos 17 aos 20 anos.