Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mário Fernandes integra Bureau da CANA

Rosa Panzo - 01 de Janeiro, 2017

Médico cardiologista eleva a imagem de Angola no continente africano

Fotografia: Jornal dos Desportos

Mário Fernandes, reeleito presidente da Federação Angolana para mais quatro anos, representou o país no Congresso da Confederação Africana de Natação (CANA), realizado em Bloemfontein, África do Sul. O angolano foi eleito membro do Boureau da CANA para o ciclo 2016-2020.

Outros angolanos também mereceram eleições nos comités técnicos da CANA. Joaquim Pestana foi eleito vice-presidente do Comité de Masters, Osvaldo Morais é membro do Comité Técnico de Natação e Savarino Pereira integra o Comité Médico.

Joaquim Pestana e Osvaldo Morais foram também eleitos para a lista de juízes oficiais da FINA (Swimming Officials) válida de 1 de Janeiro 2017 a 31 Dezembro de 2020.  O ano que encerra fica também marcado com a conquista de seis medalhas no torneio de natação dos Jogos da Região V do Conselho de Desportos da União Africana. É a melhor participação de sempre de Angola na competição continental. Mário Ervedosa, Maria Cipcic e Henrique Mascarenhas foram os obreiros do prestígio angolano nas provas individuais e de estafetas.

Em Abril, Angola conquistou 27 medalhas, das quais 12 de ouro, oito de prata e sete de bronze na 14ª edição do Zonal III e IV disputado nas Ilhas Maurícias.

Pedro Pinotes e Ana Nóbrega nadaram nas provas de 400m estilos e 100m livres dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A nadadora bateu o recorde nacional com o tempo de 59s23.

Angola também se fez presente no Campeonato Africano de Natação da África do Sul e encerrou o calendário de actividades com a participação no campeonato do mundo disputado em Dezembro.