Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Muandumba conviveu com medalhistas

Álvaro Alexandre - 18 de Dezembro, 2014

Selecção Nacional B apresentou ontem o troféu de campeão mundial por equipas realizado no Estado de Vitória do Espírito Santo ao ministro da Juventude e Desportos

Fotografia: José Cola

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, pediu à direcção da Federação Angolana de Pesca Desportiva para não poupar esforços, no sentido de conquistar a 24ª edição do Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar, marcado para o mês de Março, na província de Benguela.

A intenção de revalidação do título mundial foi apresentada ontem, na Galeria dos Desportos, pelo titular da pasta, no acto de homenagem aos atletas que conquistaram medalhas para o país, nas provas internacionais. 

O ministro Gonçalves Muandumba reconheceu o espírito de sacrifício prestado à Nação pelos pescadores campeões mundiais.
“É um desporto feito no alto mar e em condições muito difíceis. Mais uma vez conseguiram elevar a Bandeira de Angola, no contexto mundial. O presente ano foi bom, do ponto de vista de conquistas e de competições”, valorizou.

O titular da pasta do Minjud redobrou as exigências. “A pesca desportiva tem uma outra grande missão. A 24ª edição do Campeonato do Mundo vai ser organizado no próximo ano, no nosso país. Meus compatriotas, temos de ganhar. Não há outra alternativa. Noutros mares e ambientes adversos, ganhámos. Aqui ao lado das vossas famílias e com todo o calor humano angolano, não restam dúvidas, de que temos de ganhar”, afirmou com esperança. A Federação Angolana de Pesca Desportiva recebeu a garantia do Governo.

“Do nosso lado, vamos engajar-nos para que não falte nada. O objectivo é de que a organização esteja ao nível do que Angola habituou todo o mundo: boa organização e boa competição”, garantiu.

O presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva, Fernando Santos “Fefé”, aceitou o desafio lançado pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba.

“Estamos de acordo com a exigência feita pelo Ministério que tutela o desporto no país. Fora a exigência, também este é o nosso grande objectivo. A revalidação do título é a nossa grande aposta”, aprovou.

Fernando Santos garantiu que a Selecção Nacional vai ser convocada na segunda quinzena do próximo mês, para uma preparação cuidadosa.
“Vamos convocar a Selecção Nacional mais cedo, para permitir que os mesmos estejam bem preparados em Março, altura da realização do Campeonato do Mundo, que vai decorrer na cidade portuária do Lobito”, assegurou.

A constituição da Comissão Interministerial é outra prioridade da Federação Angolana de Pesca Desportiva.  “Temos de criar a Comissão Interministerial para permitir a execução de tarefas. O governo deve disponibilizar o fundo atribuído para a organização do Mundial de Pesca Desportiva. Administrativamente, precisamos de assegurar o alojamento e o pagamento do material que solicitamos para a competição”, finalizou.