Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Muandumba pede melhoria da classificao anterior

lvaro Alexandre - 15 de Julho, 2016

Ministro angolano da Juventude e Desportos foi despedida ontem da comitiva no Pavilho Principal da Cidadela

Fotografia: M.Machangongo

O Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, pediu ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, aos embaixadores de Angola nos  X Jogos  Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer de 17 a 24 do corrente mês, na Ilha do Sal, Cabo Verde, a melhoria dos resultados alcançados na última edição, realizada em 2014, em Luanda.

O titular da pasta da Juventude e Desportos realçou que “a participação nos Jogos da CPLP permite que todos ganhemos experiências e ajuda atingir a excelência nas mais variadas modalidades. Angola participa sempre e colocou-se em todas as edições nos três primeiros lugares na tabela geral. O nosso objectivo é manter ou melhorar a classificação da última edição”, frisou.

Gonçalves Muandumba não deixou de referir as dificuldades financeiras que o seu pelouro está enfrentar. “Estamos cientes que vamos participar com a delegação mais reduzida de todos tempos. Existe uma razão para tal, estamos num período de contenção financeira que não permite contrair despesas para além da nossa disponibilidade”, pontualizou.

O Ministério da Juventude e Desportos tem em carteira acções de comparticipações. “Nos próximos jogos ensaiaremos um novo modelo.
Enquadraremos os pais e encarregados de educação nas delegações que irão disputar as próximas provas. O modelo só será possível com a comparticipação dos pais, como tem sido comum nos outros países”, avançou.

O ministro acrescentou que “tem a plena certeza que Angola parte amanhã (hoje) para Cabo Verde com o sentimento de alegria, fraternidade e solidariedade. Um pressuposto importante para o nosso sucesso”, asseverou.

A atleta da selecção nacional de basquetebol, Cristina Cornélio, em representação de todos os membros escolhidos para representar o país no certame da Ilha do Sal, prometeu dignificar o bom nome do país.

“Com dignidade representaremos o nosso país nos X Jogos Desportivos da CPLP. Partimos com o espírito de missão, cumprindo o princípio básico que prima em respeito mutuo e que vença o melhor. Nesta condição que seja Angola”, apresentou.

O subcoordenador da missão angolana aos Jogos da CPLP, Ndilo Mário, chefe de departamento dos Desportos e Recreação do Ministério da Juventude e Desportos, assegurou que “ a delegação está constituída por 106 membros, dos quais 66 são atletas. Angola vai marcar presença nas modalidade de andebol masculino, basquetebol feminino, futebol masculino, voleibol masculino e feminino, taekwondo masculino, voleibol masculino e feminino, atletismo masculino e feminino, atletismo para portadores de deficiências masculino e feminino e natação masculina e feminino”, concluiu.