Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mulangui o rosto da Hula no Zonal-A

Gauncio Hamelay no Lubango - 28 de Março, 2019

O nvel competitivo foi elevado

Fotografia: Edies Novembro

António Mulangui é o representante da província da Huila no campeonato nacional absoluto de xadrez a decorrer de 11 a 19 de Maio próximo na cidade de Sumbe, província do Cuanza Sul. O atleta do Clube Ferroviário da Huíla conquistou o campeonato provincial absoluto terminado no último fim de semana no Lubango com 7,5 pontos, em nove jornadas disputadas. 

Nas posições imediatas ficaram António Maneco (RNT- 7 pontos), Aires Kambuandi (CDH - 6,5), Osvaldo David (Ferroviário da Huila - 6,5), José Miguel (Misto da Huíla - 6,5), Manasses Bandi e João Estrela (ambos do Ferroviário da Huíla - 6), que vão representar as terras altas da Chela no Zonal B a ser realizado de 13 a 20 de Abril na cidade de Luena, província do Moxico.

António Mulangui destrona do título, Ernesto Hombo. O atleta do Sport Lubango e Benfica desistiu da competição e terminou no último lugar da tabela de classificação geral. No seio da classe, a participação de Hombo \"foi a maior decepção\".O provincial absoluto de xadrez foi disputado na sala de professores do Instituto Médio Politécnico do Lubango no sistema suiss-manager em nove jornadas. O nível competitivo foi elevado. As partidas foram equilibradas a julgar pela pontuação registada. Fruto do equilíbrio, o campeão provincial só foi encontrado na última jornada.

O vice-presidente da Associação Provincial de Xadrez da Huíla, Vicente Silva, assegurou que \"os cinco representantes ao Zonal B têm como objectivo classificarem-se nos cinco primeiros lugares da prova de Luena para lograrem o apuramento ao campeonato nacional absoluto, também conhecido por zonal-A\".Participaram da competição 33 jogadores em representação do Ferroviário da Huíla, Escola SOS-Água Preciosa, Misto da Huíla, Benfica do Lubango, RNT e Clube Desportivo da Huíla.