Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mundial começa hoje em Quepos

Álvaro Alexandre - 16 de Abril, 2013

Angolanos formam o segundo maior grupo representativo na competição de Quepos

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar arranca hoje, às 7 horas locais, na cidade costeira de Quepos, na Costa Rica, com a participação de 68 embarcações que vão transportar 319 pescadores durante quatro dias de competição.

Angola está representada com oito equipas vencedoras de diferentes torneios qualificativos, num total de 32 membros. Lampas (Billfish Challenge), Marlinheiros (Campeonato do Alto Mar de 2011/2012), Os Malembeiros (Torneio Aniversário do Clube Naval de Luanda), Team Delta (Campeão Nacional-Lobito Big Game Fishing Tournament), Team Dourado (Olupitu Fishing Tournament), Team Release (Grand Slam Sportfishing Tournament), Terlicos (Blue Marlin Race CNIL) e Tudo Fish Fishing Team (Luanda Sailfish Classic) formam o segundo maior grupo representativo, depois dos Estados Unidos da América que lidera com nove embarcações.

Durante 40 horas de competição, os angolanos assumem grande responsabilidade para justificar os 320 mil dólares (10 mil por pessoa) gastos pela presença na costa da cidade de Quepos.

Duas equipas angolanas desistiram do “mundial” de Quepos em cima da hora. A tripulação do Xiripiti desistiu por dificuldades financeiras e a do Dragões por sofrer um acidente de viação no seu regresso a Luanda depois de competir no Lobito Big Game Fishing Tournament.

No quadro de países mais representativos no “mundial” de Quepos, depois dos EUA e Angola, o Brasil aparece na terceira posição com sete embarcações, seguido da Austrália (cinco).

Participam no “mundial” 68 embarcações em representação de Angola, Austrália, Bahamas, Barbados, Brasil, Canadá, Costa Rica, Croácia, Estados Unidos da América, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, Ilhas Caimão, Ilhas Canárias, Martinica, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Panamá, Portugal, Quénia, São Martin, Samoa, Tonga, Turs e Caicos, Trinidad e Tobago, Vanuatu e West Coat Salmon Masters.