Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mundial começa hoje no Brasil

Álvaro Alexandre - 25 de Novembro, 2014

Delegação angolana partiu para a República Federativa do Brasil confiante na obtenção de bons resultados na competição

Fotografia: Jornal dos Desportos

As emoções da 13ª edição do Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar começam hoje, a partir das 9h00 (tempo de Angola), na marina do Iate Clube do Estado brasileiro Espírito Santo. A prova conta com 132 pescadores de 12 países distribuídos em 22 embarcações.

Angola está na competição mundial com duas selecções. A primeira é integrada por Fernando Duarte (capitão), Rafael Brigham e Carlos Louro (ambos Team Release), Luís Van-Dúnen e José Manuel (ambos do Tudo Fish).

Na equipa B de Angola, Rogério Matos é o capitão do grupo constituído por Júlio Rocha e João Tavira (ambos do Team Kuxica), Nuno Abohbot (Team Náutico) e Sérgio Santos (Team Dourado do Lobito).

Para chegar ao título, os angolanos contam com a concorrência de Espanha, actual campeã mundial. Os europeus conquistaram o título na cidade francesa de Marselha, em 2013,  estão representados por duas selecções. Na principal, Sabán Garcia é o capitão do conjunto formado por Gregorio Ansotegui Sanz, Carlos Garcia Areales e Khalid Gourari. Na selecção espanhola B, Pablo Ruiz é o comandante da embarcação que leva Cristobal Miravet, Dani Maestre e Santiago Bauza.

A África do Sul e a Suíça são as duas selecções que se fazem representar com uma equipa cada. Na equipa africana, Mike Riley (capitão), Johan Wasserman, Joaco Hendriksz e Daine Visser têm a responsabilidade de chegar ao título, enquanto na selecção suíça, Stephane Millez é o capitão da embarcação e Antonio Montefusco, Laurent Sahyoun e Philippé Thomanek são os marinheiros. A organização do campeonato do mundo elegeu os peixes de bico, marlins e veleiros, com maior pontuação da prova disputada em três jornadas.

O atum, dourado e wahoos têm pontuação baixa.    
Para além dos anfitriões, Angola, Espanha, África do Sul e Suíça, o campeonato do mundo é disputado também pelas selecções da Alemanha, Áustria, Egipto, França, Itália, México e Senegal.