Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Municpio da Humpata j joga xadrez

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 18 de Fevereiro, 2019

Vicente Silva presidente da Associao Provincial de Xadrez da Hula (APXH)

Fotografia: Edies Novembro

A expansão e massificação do xadrez à nível dos 14 municípios da província da Huíla, começou com a criação do núcleo da modalidade na Vila da Humpata, 22 quilómetros a oeste da cidade do Lubango. A abertura oficial do núcleo aconteceu no pretérito dia 4 de Fevereiro, naquela municipalidade com a realização de um torneio inserido nas comemorações do Dia do Inicio da Luta Armada em Angola.
 Vicente Silva presidente da Associação Provincial de Xadrez da Huíla (APXH), disse que o núcleo do desporto ciência do município da Humpata conta já com 8 xadrezistas, porém existem mais praticantes.
 Para haver maior controlo do número de praticantes, explicou o dirigente, a associação provincial de xadrez, deixou na Vila da Humpata um modelo da base de dados que está a ser preenchido. “Inclusive deixamos naquela vila um modelo da base de dados que está a ser preenchida para que até a próxima semana sejam remetidos na associação os números actualizados”, salientou.
Vicente Silva referiu que no núcleo de xadrez da Humpata estão integrados jogadores da comuna da Palanca, Tchivinguiro e os da sede do município. Acrescentou que posteriormente esse núcleo vai ser subdivido por escolas do ensino primário, secundário, politécnico e comunas. Nos próximos dias, a criação de núcleo de xadrez vai abranger o município da Cacula (86 kms à norte da cidade do Lubango). “Vamos seguidamente criar outro núcleo no município da Cacula”, garantiu.
 A expansão e massificação do xadrez nos municípios, vai depender do dinamismo das secções dos desportos dos respectivos municípios, defendeu Vicente Silva.O ano passado, acrescentou, o órgão reitor do desporto ciência na província já tentou realizar competições de dinamização da modalidade nos municípios, mas não houve essa vontade.Chibia, Lubango e Humpata são os únicos municípios onde se desenvolve actualmente o desporto ciência.