Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mupei elogia atletas pelas medalhas

03 de Fevereiro, 2014

arlos Mupei referiu ainda que a Selecção Nacional de taekwon-dó

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente da Federação Angolana de Taekwon-dó, Carlos Mupei, manifestou ontem a sua satisfação pela conquista das quatro medalhas pela Selecção Nacional de taekwon-dó nos III Jogos da Lusofonia em Goa, Índia.

O dirigente sublinha que a modalidade evoluiu bastante desde a sua primeira participação nos Jogos da Lusofonia, na qual Angola havia conseguido apenas uma medalha de bronze.

“Estamos satisfeitos, porque a modalidade evolui de edição para edição”, disse.

Carlos Mupei justifica o percurso com o histórico de participações da modalidade.
“Nos primeiros Jogos que decorreram em Macau (2006), o taekwon-dó conseguiu apenas uma medalha de bronze; nos segundos jogos, em Lisboa (2009), melhorámos com a arrecadação de duas medalhas de bronze. Agora, em Goa, o país conquistou três medalhas (uma de prata e duas de bronze)”, disse.

À semelhança do chefe da delegação angolana em Goa, Carlos Rosa, o presidente da Federação Angolana de Taekwon-dó assegurou que a sua modalidade melhorou, apesar do país ter baixado na classificação geral.

Carlos Mupei referiu ainda que a Selecção Nacional de taekwon-dó podia trazer a medalha de ouro, se não fossem as constantes falhas verificadas nos aparelhos de cotação electrónica no decorrer de algumas provas que envolviam atletas nacionais.

“Segundo o relatório do treinador Salomão Lumbo, que esteve com o grupo, ocorreram vários constrangimentos na organização da prova, principalmente, no que toca aos materiais electrónicos, que alteraram os resultados e prejudicaram gravemente os nossos atletas”, asseverou.

O presidente da Federação Angolana de Taekwon-dó está crente que a modalidade vai melhorar a marca na próxima edição dos Jogos da Lusofonia em 2017 em Moçambique, porque “o objectivo é crescer cada vez mais”. No cômputo geral, Angola ficou na terceira posição dos III Jogos da Lusofonia, com 26 medalhas, das quais cinco de ouro, sete de prata e 14 de bronze.