Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Murray continua na liderança

27 de Junho, 2017

Actualização do ranking masculino e feminino de ténis mundial sem alterações de vulto

Fotografia: Glyn KIRK |AFP


O topo da hierarquia do ranking  da ATP continua a ser ocupada por Andy Murray, seguido do espanhol Rafael Nadal, de acordo com a actualização publicada ontem. Stan Wawrinka, Novak Djokovic e Roger Federer, por essa ordem, fecham o \"top-5\". Na elite do top 10, apenas um tenista subiu na classificação, o croata Marin Cilic, que passou de sétimo para sexto, desalojou o canadiano Milos Raonic.

O português João Sousa caiu um lugar no ranking mundial, figura na 58.ª posição na lista. O número um de Portugal estreou-se na temporada de relva, em Halle, na Alemanha, com uma derrota na primeira ronda, desaire que \'empurrou\' João Sousa para um degrau abaixo da classificação mundial.Gastão Elias, outro português, chegou aos quartos -de -final do torneio challenger de Todi, em Itália, também \'desvalorizado\' no circuito, desceu três posições, para o lugar 113.º.O número três português, Pedro Sousa, também chegou aos quartos -de -final em outro challenger (segundo escalão) disputado na última semana, em Blois, França, e desceu uma posição no ranking, para 153.º.

FEMININO
A classificação feminina, também, não sofreu alterações significativas nos lugares cimeiros. A alemã Angelique Kerber continua a comandar, seguida de perto da romena Simona Halep.
Quanto ao panorama global, depois das líderes Angelique Kerber, Simona Halep e Karolina Pliskova, e Serena Williams que devido à gravidez continua sem competir, surge na quarta posição, e Elina Svitolina fecha o quinteto da frente, numa semana em que a única mudança de registo é a ascendência de Caroline Wozniacki para o sexto lugar.
 Michelle Larcher de Brito mantém-se como a mais cotada jogadora portuguesa, agora na posição 280.ª, após uma ascensão de 14 lugares, depois de passar uma ronda no qualifying do torneio de relva de Birmingham, Inglaterra.

SEVASTOVA
A tenista letã, Anastasija Sevastova, sagrou-se no domingo campeã do torneio de Maiorca, ao derrotar a alemã Julia Goerges, em três ‘sets’. A 19.ª jogadora mundial impôs-se à 54.ª classificada da hierarquia, pelos parciais de 4-6, 6-3 e 6-3.Finalista derrotada no torneio de relva espanhol, no ano passado, Anastasija Sevastova subiu um escalão para conquistar o segundo título da carreira, o primeiro desde que inaugurou o seu palmarés no Estoril Open, em 2010.