Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Museus de Luanda com programa especial

Silva Cacuti - 21 de Maio, 2013

Os museus de Luanda têm um programa especial,

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os museus de Luanda têm um programa especial, com exposições temporárias e permanentes sobre a realidade sócio-cultural de Angola, para atender os visitantes durante a realização do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, a decorrer entre 20 e 28 de Setembro do ano em curso na capital do país e na cidade do Namibe.

A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo director Nacional dos Museus, Américo Kuononoca, quando falava à Angop sobre o contributo da cultura na realização da prova em Angola. A nível de Luanda estão em funcionamento os Museus de História Natural, Militar, Óscar Ribas, da Escravatura e Antropologia.

Américo Kuononoca disse que, tal como aconteceu por altura do CAN 2010, os museus estão de portas abertas para presentear os turistas com conhecimentos sobre a realidade histórica angolana e outros aspectos culturais.

“Os turistas vão visitar as exposições temporárias e permanentes. Alguns museus têm lojas que podem comercializar peças de artesanato e réplicas de alguma figura ou símbolo nacional. Além dos museus, temos também espectáculos de dança e de acordo com os coordenadores do campeonato, a cooperação pode estender-se até na questão de abertura e fim dos jogos”, referiu.

O responsável adiantou que no Namibe são programadas diversas actividades para satisfazer a curiosidade dos turistas estrangeiros.Sobre a realização do campeonato em Angola, Américo Kuononoca considerou ser resultado do esforço empreendido pelo Executivo, com a conquista da Paz no dia 4 de Abril de 2002.

Actividade
Torneio do 1º de Agosto anima pausa escolar


O jogo entre as equipas juvenis do 1º de Agosto e do Petro de Luanda é o destaque da primeira edição do torneio Mexer com D´Agosto, que se disputa desde sábado na quadra do Cduan.

O torneio é organizado pelo Departamento de Patinagem do 1º de Agosto, em parceria com o GD da Banca, Petro de Luanda e a Escola Desportiva Hóquei 2000.

O objectivo da realização do torneio, segundo António Gaspar, técnico da equipa principal do 1º de Agosto, passa não só por aproveitar o período de pausa escolar e de ausência de provas oficiais, mas por proporcionar aos jovens patinadores um espaço de convívio e troca de experiências entre os departamentos dos clubes participantes.

A segunda jornada do torneio começa a disputar-se a partir das 8h30, com a partida de abertura que vai opor a formação do Hóquei 2000 à do GD da Banca.A terceira e última jornada do torneio disputa-se na quinta-feira, com o cartaz a inscrever os jogos 1º de Agosto-GD Banca e Petro-Hóquei 2000.


André Centeno ajuda
Barcelos  a bater Paço d´Arcos de Johe

Num jogo para o principal campeonato português, que envolvia três internacionais angolanos, foi o OC Barcelos de André Centeno o mais feliz, ao receber e vencer o Paço d`Arcos, de Johe e Ziga, por difíceis 4-3. Ziga não foi utilizado, Centeno e Johe ficaram em branco, já que Johe desperdiçou um livre directo aos 16 minutos, quando a sua equipa já perdia por 2-0.

Com o resultado cada equipa conservou a sua posição na tabela. O Paço d´Arcos, que é a revelação da primeira divisão portuguesa, conservou o 6º lugar e o OC Barcelos mantém-se na 9ª posição.

O Limianos, de Nery e Ziga, último classificado e já despromovido à segunda divisão, perdeu em casa, como já se esperava, com o Física de Torres Vedras, num jogo em que os angolanos foram utilizados. A equipa da casa bateu-se bem e num último esforço, Nery viu um golo anulado pela arbitragem, que dava o empate à sua equipa.

Filipe Bernardo marcou o único golo angolano na jornada 28, da primeira divisão portuguesa, mas não evitou que o HC Os Tigres fossem goleados por expressivos 2-6, diante do Académico de Cambra.

Este foi o único golo angolano na semana hoquística europeia, já que na Itália, João Pinto começou com derrota a série de três jogos da meia-final da série A1, quando o seu Amatori Lodi perdeu, 2-3, para o Viaregio. O pupilo de Orlando Graça actuou mas não fez qualquer golo.

Em Espanha, Big ficou em branco na dupla ronda do final de semana em que esteve envolvido. Na quinta-feira, o Geig do angolano venceu o Bighs por 2-1 e no sábado empatou diante do Roda de Barcelona a dois golos.

Os internacionais angolanos despediram-se das suas equipas e já trabalham com o seleccionador na concentração da equipa nacional em Barcelona. Excepto João Pinto, que hoje faz o segundo jogo da meia-final do campeonato italiano e Tiago Sousa, que trata de assuntos pessoais.
Silva Cacuti