Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Muxima defronta Macovi Popular

Álvaro Alexandre - 19 de Setembro, 2016

Alunos do Colégio Nossa Senhora da Muxima vão aprender técnicas com profissionais

Fotografia: José Soares

O Colégio Nossa Senhora da Muxima organiza no dia 30 do corrente, nas suas instalações localizada no largo Patrício Lumumba, ao bairro Cruzeiro, em Luanda, um torneio amistoso com a Escola de Xadrez da Macovi Popular.

O encontro está a ser preparado por Pompílio André, coordenador da modalidade da instituição. O professor Pompílio André, também xadrezista do Centro de Interesse de Xadrez Avó Correia Victor (CIXA), assegurou que o encontro entre as duas escolas visa reforçar o intercâmbio.

"A Escola Macovi Sport Club pratica o xadrez profissional,  para elevar os níveis competitivos dos nossos alunos que praticam a modalidade no âmbito do currículo académico, solicitamos um encontro amistoso ao nosso parceiro, pois queremos estimular os nossos alunos a ganharem o gosto pelo xadrez profissional", justificou Pompílio André.

O responsável sustentou que “a instituição tem alguns valores a destacar, mas não conhecem a realidade do xadrez da alta competição”.

O encontro amistoso “é uma oferta e uma grande oportunidade para estarem em contacto com jogadores que participam em provas oficiais”. O Colégio Nossa Senhora da Muxima tem como pretensão, participar em provas oficiais a partir do próximo ano, segundo Pompílio André.

"“A pouca atenção prestada ao desporto escolar” obriga a instituição a virar-se para o xadrez de alto rendimento. Pompílio André apela à Federação Angolana de Xadrez, Associação do Ensino Particular e ao Ministério da Educação a “tomar a peito" o processo de massificação do xadrez nas escolas.
O encontro amistoso  conta com participação de 30 alunos.